IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Takata: Indenização por airbags defeituosos pode ser pedida até dia 6

22/01/2018 12h01

A TK Holdings, dona da fabricante de airbags Takata, informou nesta segunda-feira (22) que proprietários de veículos com airbags fabricados pela empresa têm até o dia 6 de fevereiro para entrar com um pedido de indenização por problemas relacionados aos produtos. Ao menos 16 pessoas morreram e mais de 180 ficaram feridas em todo o mundo.


Em anúncio publicado no jornal "Folha de S.Paulo", a empresa afirma que os reclamantes precisam enviar provas de sua reivindicação. Poderão entrar com um pedido de indenização pessoas que sofreram com perda monetária, danos pessoais ou morte e que têm ou tiveram algum veículo com os airbags da Takata, que foram retirados ou não.


O prazo foi determinado pelo Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito de Delaware em 18 de dezembro, durante a análise do pedido de proteção contra falência, ajuizado em junho do ano passado. A empresa já fechou um acordo com o Departamento de Justiça americano no ano passado para pagar US$ 1 bilhão, a fim de resolver a investigação criminal.


Os problemas que levaram ao recall e à recuperação judicial da Takata decorreram do uso do nitrato de amônia nos propelentes que inflam a bolsa do airbag. O produto químico é instável e provoca rupturas com o envelhecimento e a exposição prolongada ao calor e à umidade. Com isso, as bolsas de ar são acionadas com muita força, provocando sua explosão, pulverizando estilhaços dentro das cabines dos veículos.


Embora os executivos da Takata soubessem que seus airbags estavam sofrendo rupturas potencialmente perigosas, por volta do ano 2.000 o comando manteve discussões rotineiras sobre dados de produção fornecidos aos fabricantes de automóveis.


O anúncio informa ainda que a terceira versão do plano de reorganização da TK Holdings deve ser avaliado pelo juiz Brendan Shannon em 13 de fevereiro.