Bolsas

Câmbio

Venda de PCs, tablets e celulares deve se recuperar no mundo em 2018

A venda de PCs, tablets e celulares pode apresentar uma recuperação em nível mundial em 2018, crescendo 2,1% na comparação com 2017, o que iria reverter uma queda de 2,15% registrada no período anterior, segundo a empresa de pesquisas Gartner.


Smartphones mais caros e os notebooks finos e leves da Apple e os equipados com o Windows 10 vão estimular as vendas. A expectativa é que o mercado chegue a 2,32 bilhões de unidades. "Vamos ver os consumidores se focando mais em valor, e não apenas em preço, considerando, assim, a compra de aparelhos mais caros", disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisa do Gartner em comunicado.


Como tem acontecido nos últimos anos, os celulares, mais especificamente os smartphones, puxarão a demanda neste ano, com 1,9 bilhão de unidades. Entre as novidades que chamarão a atenção, estão a inteligência artificial, os assistentes pessoais, interfaces mais amigáveis e o avanço no uso da biometria.


A expectativa é que as redes com tecnologia 5G comecem a ser lançadas em 2019. "Nossa previsão é que 9% dos celulares vendidos em 2021 terão suporte ao 5G", disse Roberta Cozza, diretora de pesquisa do Gartner.


Para 2019, o Gartner projeta um total de 2,35 bilhões de dispositivos vendidos em todo o mundo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos