ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Anatel: Brasil registra queda de 5% na base de clientes da TV paga

01/02/2018 19h27

O serviço de TV por assinatura encerrou 2017 com a perda de 938,7 mil clientes em relação ao ano anterior. Dados divulgados nesta quinta-feira (1º de fevereiro) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam queda de 4,99% na base de clientes das operadoras em 12 meses, totalizando 17,9 milhões de contratos ativos em dezembro.


Somente em dezembro, o segmento de TV paga registrou a redução de 0,70% no total de assinantes em relação ao mês anterior, com 125,7 mil contratos cancelados.


Ao longo de 2017, no entanto, algumas prestadoras registraram avanço em suas bases de clientes. A Oi teve acréscimo de 205,2 mil novos usuários (15,73%), seguida da Sky, com adição de 109,6 mil (2,09%).


O grupo Claro, que inclui as marcas Net e Embratel, teve a maior redução em número de contratos ativos no ano passado. A companhia registrou redução de 724,2 mil clientes (-7,39%). A Vivo contou com a perda de 131,4 mil assinantes (-7,67%). A Algar Telecom teve 23,9 mil contratos cancelados (-24,34%) e, a Nossa TV, 2,7 mil (-2,14%), no mesmo período.


Entre novembro e dezembro, o maior crescimento foi registrado pela Sky, com mais 77,3 mil contratos em operação (1,46%), seguida pela Oi com aumento de 18,7 mil (1,25%). A Claro teve a maior redução, 59,4 mil contratos cancelados (-0,65%), seguida da Vivo, com redução de 8,9 mil (-0,56%), da Nossa TV, com perda de 0,4 mil (-0,33%), e da Algar Telecom, com redução de 0,2 mil (-0,32%).


No ano passado, os três Estados com maior número de assinantes apresentaram redução: São Paulo teve queda de 447,1 mil (-6,21%); Rio de Janeiro apresentou redução de 97,8 mil (-3,83%) e Minas Gerais registrou menos 38,3 mil (-2,41%).


O Estado do Piauí liderou o crescimento percentual com 6,4 mil novos assinantes (+7,74%), seguido por Maranhão, com 6,5 mil (+3,86%), e Tocantins, com 1,4 mil (+3,42%).

Mais Economia