IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Juízes federais anunciam paralisação para 15 de março

01/03/2018 15h59

A Associação dos Juízes Federais (Ajufe) anunciou que fará uma paralisação no dia 15 de março para pedir aumento salarial e protestar contra o fim do auxílio-moradia.A paralisação, convocada na semana passada, foi aprovada por 81% de cerca de 1,3 mil associados que participaram da votação.


Em nota divulgada nesta quinta-feira, a Ajufe diz que os juízes federais estão sofrendo um ataque "discriminatório" em sua remuneração devido à Operação Lava-Jato, que levou várias pessoas poderosas para trás das grades."Assim, a forma encontrada para punir a Justiça Federal foi atacar a remuneração dos seus juízes", diz a Ajufe.


Segundo a associação, esse ataque foi feito pelo governo e o Congresso ao não dar reajuste salarial aos juízes federais e ao acelerar a tramitação do projeto que altera a lei de abuso de autoridade.


Quanto ao auxílio-moradia, a Ajufe afirma que ele é pago em dinheiro ou por meio de concessão de moradia funcional a membros dos três Poderes da República, agentes políticos, oficiais das Forças Armadas, oficiais das Polícias Militares e servidores públicos, além de várias outras carreiras da União, dos Estados e dos Municípios, sem que isso gere qualquer tipo de reclamação."Porém, de maneira seletiva, somente a magistratura é alvo de questionamento e de ataques injustos e levianos, mesmo recebendo o benefício com base na lei e em uma decisão judicial legítima e extensamente fundamentada", reclama a associação.


Segundo a Ajufe, "essa perseguição à magistratura federal é similar à que ocorreu depois da Operação Mãos Limpas, na Itália dos anos de 1990, quando, para enfraquecer o combate à corrupção, várias medidas foram aprovadas como punição aos juízes."


O salário inicial dos juízes federais é de R$ 27 mil e o auxílio moradia é pago no valor de R$ 4,3 mil, mesmo para os que tenham imóveis próprios. O valor do auxílio não integra o teto remuneratório e sobre ele não incide imposto de renda.