IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera em queda, sob pressão da Vale e siderúrgicas

02/03/2018 11h26

O Ibovespa volta a operar em baixa nesta sexta-feira (2), sob efeito da reação dos mercados à afirmação de Donald Trump de que irá taxar a importação de aço. Essa decisão, que ainda deve ser oficialmente anunciada pelo governo americano, provoca a queda das ações das empresas de siderurgia no mundo e também afeta companhias mineradoras.


No Brasil, coloca Usiminas (-4,83%) e CSN (-4,54%) como as maiores quedas do Ibovespa, que às 11h20 cai 0,97%, para 84.546 pontos. Gerdau PN também cai (-3,38%), mas apenas devolvendo uma parte da forte alta de ontem, de 3,19%. A Gerdau se beneficia do fato de ter uma unidade nos Estados Unidos.


Como fornecedora de matéria-prima para as siderúrgicas, Vale também opera em queda (-1,89%). A ação da mineradora, no entanto, vem de uma sucessão de fatores negativos nesta semana, que explicam uma correção importante do papel. O resultado veio abaixo do esperado ? o lucro ficou em US$ 525 milhões no quarto trimestre, ante estimativas de US$ 1,58 bilhão. Além disso, surgiram rumores de que a empresa estaria perto de fazer uma oferta subsequente ("follow-on"), o que justificou uma queda forte, de mais de 4%, do papel na sessão de quarta-feira (28).


A informação foi negada pela companhia, mas ainda assim a ação não se recuperou. A queda do minério de ferro, dados fracos vindos da China e agora a possibilidade de taxação do aço reforçam o movimento negativo.


Outras empresas com grande peso sobre o índice, como Petrobras e bancos, também caem de forma expressiva, refletindo esse ambiente menos favorável a risco que se vê hoje no exterior. No horário, Petrobras ON cai 1,14% e Petrobras PN recua 1,24%. CCR ON cai 2,62%.