Bolsas

Câmbio

Ibovespa opera em baixa, com Vale e siderúrgicas

O Ibovespa acelerou as perdas no fim da manhã, após abrir no campo positivo e mudar de rumo logo na primeira hora de operações. O índice da Bolsa paulista é pressionado por Vale e siderúrgicas, diante do receio dos efeitos do anúncio que o presidente americano, Donald Trump, pode fazer nesta tarde, sobre uma sobretaxa de importação de aço e alumínio. Ainda que a expectativa seja de que México e Canadá fiquem de forma da medida, o mercado claramente teme que haja algum tipo de retaliação por parte da Europa e da China.


Às 12h26, o Ibovespa caía 0,83%, para 84.772 pontos.Vale ON cedia 2,80% e CSN ON recuava 2,76%, Gerdau PN declinava 3,95% e Usiminas perdia 2,93%.


A queda ocorre a despeito do comportamento dos mercados em Nova York, que operavam em alta. Para os Estados Unidos, a medida de taxação das importações pode ter efeito positivo sobre a atividade.


O Brasil exporta atualmente pouco mais de 30% de sua produção de aço e alumínio para os Estados Unidos, segundo dados do ING. Entre 2013 e 2017, a média de exportação de aço e alumínio para o mercado americano ficou em US$ 3,1 bilhões. Considerando o superávit primário de 2017, de US$ 67 bilhões, essa fatia responde por cerca de 5% do total. Os números confirmam, portanto, que o efeito tende a ser mais concentrado nas empresas envolvidas do que sobre a balança comercial do país como um todo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos