ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Fluxo de veículos nas rodovias recua em fevereiro, diz ABCR

09/03/2018 11h44

O fluxo de veículos nas estradas nacionais concedidas caiu 1,1% em fevereiro, frente a janeiro, de acordo com o índice calculado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em parceria com a consultoria Tendências, com base em dados dessazonalizados. Em relação ao mesmo mês de 2017, houve expansão de 0,8%.


Conforme a ABCR, na comparação mensal, o fluxo pedagiado de veículos leves caiu 1,1%, enquanto o de pesados recuou 1%. "Por outro lado, ao examinarmos o desempenho dos indicadores considerando um horizonte temporal mais longo, todos os índices seguem apresentando gradual tendência de ganhos", diz em nota o analista da Tendências Thiago Xavier, da Tendências Consultoria.


Em 12 meses, o índice acumulou crescimento total de 2,5%, o maior nível desde outubro de 2014, destaca o analista.


Na comparação com fevereiro do ano passado, o fluxo pedagiado de veículos leves subiu 0,5%, enquanto o fluxo de pesados cresceu 1,8%.


No acumulado do ano, o fluxo pedagiado total mostrou expansão de 1,7%, com alta de 1% em veículos leves e de 4,2% em pesados.


"Diante das perspectivas de maior crescimento econômico neste ano, considerando especialmente a melhora já em curso do mercado de trabalho e de crédito, que beneficiam o desempenho do índice de leves, e levando em conta a retomada da atividade industrial influenciando positivamente o índice de pesados, espera-se que o índice total acumule maiores ganhos ao longo de 2018", afirma o analista.

Mais Economia