IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Planalto nega que Temer vá se encontrar com Delfim nesta 6ª

09/03/2018 10h58

(Atualizada às 10h58) O Palácio do Planalto informa que hoje o presidente Michel Temer não vai se encontrar com o ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, alvo da operação Buona Fortuna da Polícia Federal nesta sexta-feira. Temer viajou a São Paulo no fim da manhã, em uma agenda que não estava prevista. Ele decidiu embarcar para a capital paulista após o cancelamento de solenidade no interior de Minas Gerais, onde anunciaria a destinação de recursos de multas ambientais para a bacia do Rio São Francisco.

Temer costuma se reunir com Delfim, de quem é amigo, para ouvir os conselhos econômicos do ex-ministro quando viaja para a capital paulista. Um dos últimos encontros ocorreu há um mês, no dia 8 de fevereiro, quando o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), juntou-se ao grupo. Mas a assessoria do Planalto ressalta que hoje não haverá esse encontro.

Um interlocutor de Temer disse aoValor PROque o presidente poderia se encontrar hoje com seu advogado, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, e talvez com Delfim.

Hoje Delfim foi alvo de ação da Polícia Federal. O juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava-Jato na primeira instância judicial, mandou bloquear R$ 4,4 milhões do ex-ministro e de empresas ligadas a ele. A casa, o escritório e empresas do ex-ministro foram alvos mandados de busca e apreensão. A investigação apura o pagamento de propina em obras que envolveram a construção da Usina Belo Monte, no Pará.