Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Psol entra com ação no STF contra intervenção na segurança do Rio

14/03/2018 12h39

O Psol protocolou na manhã desta quarta-feira uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a intervenção federal na área de segurança pública do Rio de Janeiro. A legenda também formalizou um projeto de lei que prevê a implementação de um programa de "intervenção social" para prevenir a violência.

De acordo com o líder do Psol na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), a ação sustenta que a intervenção federal foi "uma ação midiática, sem eficácia e planejamento e inconstitucional". Na avaliação do parlamentar, uma intervenção social seria uma "medida mais adequada" para combater a violência e evitar que a juventude seja recrutada pelas facções criminosas.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) destacou que, após quase um mês de intervenção federal na área de segurança pública no Rio de Janeiro, "ainda não há nenhuma perspectiva de melhora".

"Onde houver operações voltadas para a Garantia de Lei e Ordem, intervenção do Estado, das Forças Militares, das Forças de segurança haverá uma compensação. Será exigida a intervenção social", afirmou Valente. "Onde houver índices de violência, de homicídios acima da média nacional também terá essa questão da intervenção social", disse Alencar.