Psol entra com ação no STF contra intervenção na segurança do Rio
O Psol protocolou na manhã desta quarta-feira uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a intervenção federal na área de segurança pública do Rio de Janeiro. A legenda também formalizou um projeto de lei que prevê a implementação de um programa de "intervenção social" para prevenir a violência.
De acordo com o líder do Psol na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), a ação sustenta que a intervenção federal foi "uma ação midiática, sem eficácia e planejamento e inconstitucional". Na avaliação do parlamentar, uma intervenção social seria uma "medida mais adequada" para combater a violência e evitar que a juventude seja recrutada pelas facções criminosas.
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) destacou que, após quase um mês de intervenção federal na área de segurança pública no Rio de Janeiro, "ainda não há nenhuma perspectiva de melhora".
"Onde houver operações voltadas para a Garantia de Lei e Ordem, intervenção do Estado, das Forças Militares, das Forças de segurança haverá uma compensação. Será exigida a intervenção social", afirmou Valente. "Onde houver índices de violência, de homicídios acima da média nacional também terá essa questão da intervenção social", disse Alencar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.