Bolsas

Câmbio

Visa planeja cartão de débito e crédito para pagar transporte público

Interessada em explorar o mercado de transporte público, a empresa de serviços financeiros Visa criou um projeto para adaptar os leitores de bilhetes de ônibus, metrôs e trens para receber pagamento também por cartões bancários.

A solução consiste em colocar chips nos leitores já existentes para que os cartões Visa também sejam aceitos. O uso seria semelhante ao do Bilhete Único: basta encostar o cartão no leitor. Os plásticos, no entanto, devem contar com a tecnologia "contactless", que lê os dados só com a aproximação.

O valor da passagem do transporte seria debitado preferencialmente do saldo da conta referente ao cartão, como na função débito. Porém, caso o cliente prefira, ele pode optar por usá-lo na função crédito. Cartões pré-pagos também seriam aceitos.

Segundo Marcelo Sarralha, diretor de projetos da Visa, essa necessidade foi sentida durante os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, realizados no país. "Muitos estrangeiros ficaram em dúvida sobre como eram os bilhetes, onde deveriam comprar, se poderiam ser usados no transporte de diferentes cidades", afirmou.

Segundo Nick Mackie, Head of Contactless & Transit da Visa na Europa, a ideia é melhorar a experiência dos passageiros, incentivar o uso do transporte público e torná-los mais acessíveis para todos.

"Por que precisamos de tickets? As pessoas costumam perdê-los, é uma forma mais difícil e há custos. Até cartões como o Oyster (cartão semelhante ao Bilhete Único, usado no transporte público de Londres) são tickets e não precisamos deles, podemos substituir por nossos cartões do banco", afirma. Ele explica que o cliente pode continuar usando seu Oyster ou o Bilhete Único, mas também terá a opção de usar seu cartão Visa.

A solução ainda está sendo discutida com parceiros, como empresas de transporte e governos e, por isso, ainda não há uma expectativa de quando a solução estará disponível.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos