Setor de serviços inicia 2018 com recuo de 1,9%, mostra IBGE
O volume de serviços prestados no país recuou 1,9% em janeiro, em comparação com o mês anterior, pela série com ajuste sazonal, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Trata-se da queda mais intensa desde março de 2017 (-2,7%).O resultado ocorre após dois meses de crescimento dos serviços - houve elevação de 1% em novembro e de 1,5% em dezembro (dado revisado).
"O resultado não devolveu integralmente os ganhos dos dois meses anteriores, que acumulou 2,5%. Ainda tem um saldo positivo", disse Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa. "A queda foi espalhada."
Quando comparado a janeiro de 2017, o setor apresentou queda de 1,3% no volume de serviços prestados. Nos 12 meses encerrados em janeiro, o recuo acumulado foi de 2,7%, de acordo com a pesquisa do IBGE.
O setor de serviços é a atividade mais atrasada no processo de saída da recessão. O comércio varejista começou o ano com crescimento acima do esperado, sinalizando que o consumo segue em recuperação neste primeiro trimestre. A indústria diminuiu 2,4% em janeiro, perante o mês anterior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.