ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Cármen Lúcia diz que habeas corpus de Lula depende de Fachin

19/03/2018 11h44

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira (19) que o julgamento do habeas corpus de Lula depende da iniciativa do relator do caso do ex-presidente na Corte, o ministro Edson Fachin.

"O STF examinará [o habeas corpus] assim que relator Edson Fachin levar em mesa, ou na Turma ou no plenário", disse, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

"O relator é o responsável por dizer a importância do processo", disse a ministra. "Chegando ao plenário, será apregoado imediatamente."

Cármen Lúcia confirmou que os ministros do Supremo farão uma reunião "não formal" nesta terça-feira (20). Segundo ela, foi uma sugestão de Celso de Mello. "É comum a conversa acontecer", disse, sem detalhar a pauta prevista para o encontro.

A ministra afirmou que não "gostaria" que o Judiciário tivesse o protagonismo que têm hoje nos rumos do país. "O Poder Judiciário não age por si, de ofício, ele age quando é provocado", disse.

Reunião com Temer

Cármen Lúcia foi questionada durante a entrevista sobre a reunião com o presidente Michel Temer (MDB) em um sábado.

"O presidente disse que precisava conversar sobre segurança pública", afirmou. "Foi uma conversa entre dois presidentes de Poderes. Estavam os jornalistas lá, foi público."

Mais Economia