Bolsas

Câmbio

Divulgação sobre coleta indevida de dados prejudica Facebook na bolsa

(Atualizada às 13h06) As ações do Facebook operam em queda de mais de 6% nesta segunda-feira (19) em Nova York. Os papéis da companhia reagem de forma negativa às revelações de um esquema de coleta de dados em massa feito pela empresa de pesquisa britânica Cambridge Analytica.

O relato feito por um ex-funcionário da companhia às empresas de mídia New York Times, Observer e Channel 4 dá conta que dados de 50 milhões de perfis do Facebook foram coletados sem que os usuários tivessem total conhecimento do que estava acontecendo. Por meio de um aplicativo, eles eram convidados a responder perguntas que traçariam o seu perfil digital. Ao aceitar participar, os usuários davam acesso não só aos seus dados pessoais, mas aos de seus amigos.

De acordo com o ex-funcionário da Cambridge, menos de 300 mil pessoas participaram da pesquisa, mas o efeito de rede fez o volume de dados coletados chegar a 50 milhões.

Na sexta-feira (16), o Facebook suspendeu o perfil da Cambridge, do ex-funcionário e de um pesquisador da universidade de Cambridge que ajudou a montar o algoritmo usado para traçar perfil de internautas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos