Economia brasileira encolhe 0,3% em janeiro, mostra Monitor do PIB-FGV
A economia brasileira abriu 2018 em queda, mas continuou apontando crescimento no trimestre móvel encerrado em janeiro, conforme pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Monitor do PIB mostrou um recuo de 0,3% na atividade na passagem de dezembro de 2017 para o primeiro mês de 2018. Essa queda, contudo, "não chega a soar como um sinal de alarme", diz Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.
No trimestre móvel fechado em janeiro, houve expansão de 0,9% em comparação ao trimestre móvel concluído em outubro.Na comparação interanual, o PIB do trimestre encerrado em janeiro teve avanço de 2,2%, dando continuidade à trajetória ascendente, diz a FGV. Os destaques são as atividades de agropecuária ? com ampliação de 8,2% graças ao crescimento de 26% da pecuária, já que a agricultura encolheu 1,9% ?, transformação (6,1%), comércio (4,6%) e transporte (2,9%).
Os impostos também contribuíram positivamente para o crescimento do PIB desse trimestre, com elevação de 3,3%.
O consumo das famílias apresentou alta de 2,7% no trimestre móvel até janeiro, na comparação interanual. Todos os componentes do consumo das famílias apresentaram taxas positivas nessa comparação, com destaque para as contribuições de produtos não duráveis e produtos duráveis,
A formação bruta de capital fixo (FBCF, uma medida de investimentos) continua em trajetória ascendente, aponta a FGV, com incremento de 4,4% no trimestre móvel findo em janeiro, na comparação interanual. "Mais uma vez, o ótimo desempenho da FBCF se deve, principalmente, a máquinas e equipamentos, que cresceram 15,5% nesse trimestre", diz a entidade. A construção, no entanto, recuou 1,6%.
A exportação apresentou aumento de 1,9% no trimestre móvel findo em janeiro, na comparação interanual.Já a importação subiu 7,6% no período.
Em termos monetários, o PIB em valores correntes foi de R$ 546,9 bilhões em janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.