Fed abre espaço para recuperação do Ibovespa; siderúrgicas se destacam
O Federal Reserve deu a deixa e o Ibovespa retomou a trajetória positiva nesta quarta-feira. A autoridade monetária americana subiu a taxa de juros, mas manteve no cenário a perspectiva de outras duas elevações neste ano, o que já está amplamente precificado pelo mercado. Com isso, esfriou o risco de um aperto monetário mais acelerado, que poderia impactar negativamente ativos emergentes.
O Ibovespa subiu 0,97% para 84.977 pontos. Logo após a divulgação da decisão do Fed, o índice chegou à máxima de 85.145 pontos. O giro financeiro foi forte, de R$ 8,8 bilhões.
O banco central americano subiu os juros para a faixa de 1,5% a 1,75% ao ano e manteve a projeção de três altas na taxa ao longo de 2018. Parte dos investidores acreditava que o Fed poderia optar por quatro elevações neste ano, o que aumentaria a atratividade dos mercados americanos em detrimento dos países emergentes.
Para o sócio-gestor da Modal Asset, Luiz Eduardo Portella, o novo presidente do Fed, Jerome Powell, manteve a linha de sua antecessora, Janet Yellen, ao transmitir a mensagem de gradualismo na alta de juros no país, sem movimentos abruptos. "Era importante entender a cara do novo Fed, e a mensagem é que continua igual".
"Os vetores que estavam puxando os emergentes para baixo saíram do caminho, e há espaço para recuperação", diz Portella, ressaltando que o Ibovespa pode ter uma retomada em direção aos 87 mil pontos. "Com todo mundo entendendo a dinâmica do Fed, fica mais fácil para fazer investimentos olhando para frente".
As blue chips refletiram claramente esse ambiente. Petrobras ON subiu 3,80% e Petrobras PN ganhou 4,21%. Vale ON ganhou 2,16%.
As ações de siderúrgicas aceleraram os ganhos à tarde, reagindo ao Fed mas também às declarações do presidente Michel Temer sobre a taxação da importação do aço pelos Estados Unidos. Temer disse que os Estados Unidos vão suspender a cobrança da sobretaxa dos produtos brasileiros enquanto estiver em curso o diálogo com o governo brasileiro sobre o tema. CSN foi a maior alta do dia, com ganho de 5,46%. Já Usiminas PNA subiu 2,47%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.