Bolsas

Câmbio

Gilmar retornará de Portugal antes para julgar habeas corpus de Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu antecipar seu retorno de Portugal para participar do julgamento do pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcado para o dia 4 de abril.

Gilmar está em Lisboa, onde participa de um evento jurídico do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), do qual é sócio-fundador. O evento ocorre entre os dias 3 e 5 de abril, coincidindo com a data do julgamento de Lula.

O ministro voltaria ao Brasil só ao término do seminário, mas nesta segunda-feira confirmou que decidiu antecipar o retorno. Ele participará da abertura do fórum jurídico, no dia 3, e depois embarcará de volta ao Brasil a tempo de participar do julgamento de Lula no STF.

A participação de Gilmar pode ser decisiva para Lula. O ministro é a favor de mudar a atual jurisprudência, que permite a prisão após a condenação em segunda instância. O placar no Supremo está apertado, e a tendência é que seja de 6 a 5, para um lado ou para o outro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos