Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

FGV: Confiança de serviços recua em março com piora nas expectativas

28/03/2018 08h59

A confiança de serviços diminuiu em março, conforme pesquisa daFundação Getulio Vargas (FGV).O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 1,7 ponto, para 91,4 pontos, após acumular 10,4 pontos de alta nos oito meses anteriores.

"A redução da confiança dos serviços em março sugere um movimento de acomodação, compatível com a lenta recuperação do nível de atividade que vem marcando esse setor", aponta Silvio Sales, consultor da FGV. "A calibragem nas expectativas foi o principal determinante do recuo do indicador de confiança em março, e pode estar relacionada às incertezas que marcam o ano eleitoral. É importante destacar que o indicador do ímpeto de emprego também foi afetado pela calibragem nas expectativas empresariais em março."

A queda da confiança atingiu sete das 13 principais atividades pesquisadas. O principal fator de influência para a queda do ICS foi o recuo de 2,8 pontos do Índice de Expectativas, pressionado principalmente pelo indicador de Demanda Prevista, com perda de 4,4 pontos no mês. O Índice da Situação Atual (ISA-S) recuou 0,6 ponto em março, para 86,8 pontos, sendo negativamente influenciado pelo indicador que mede o volume de demanda atual, que recuou 2,7 pontos, para 84,5 pontos.

O nível de utilização da capacidade instalada (Nuci) do setor de serviços avançou 0,6 ponto percentual em março, para 82,8%.

A pesquisa coletou informações de 1.959 empresas entre os dias 1º e 23 deste mês.