Bolsas

Câmbio

Em dia de liquidez contida, juros sobem de olho em cena política

Os juros futuros operam em ritmo mais lento neste começo de semana. Enquanto aguardam um pouco mais de clareza no campo político, os agentes financeiros parecem evitar a tomada de posições no mercado. Com isso, as taxas se ajustam em leve alta.

Sinal de alguma cautela, a negociação de contratos de DI fica ligeiramente aquém da média para as segundas-feiras, cuja liquidez costuma ser mais baixa. Em duas horas de sessão, foram cerca de 2 mil contratos negociados por minuto. Se mantido até o fim do dia, será o giro mais fraco desde o último dia 19 quando 1,8 mil contratos trocaram de mãos por minuto.

De acordo com profissionais de mercado, as atenções estão voltadas para a sessão no Supremo Tribunal Federal (STF), que retoma na quarta-feira o julgamento sobre o habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por outro lado, enquanto a questão não for resolvida, pairam as incertezas sobre a formação do quadro eleitoral.A deflagração da Operação Skala, que prendeu de maneira provisória na quinta-feira dois amigos do presidente Michel Temer, pode ter comprometido o projeto da reeleição presidencial. Conforme aponta o Valor, o governo terá candidato de qualquer forma, mesmo se Temer se inviabilizar de vez.

Diante do ambiente de incertezas, os juros futuros se ajustam em alta, enquanto o dólar avançava 0,17%, a R$ 3,3089, às 11h46.

O DI janeiro/2019 subia a 6,235% (6,220% no ajuste anterior); oDI janeiro/2020 subia a 7,070% (7,030% no ajuste anterior); e oDI janeiro/2021 - mais negociado do dia - marcava 8,000% (7,960% no ajuste anterior);

O DI janeiro/2023 apontava 8,980% (8,960% no ajuste anterior) e oDI janeiro/2025 se situava em 9,480% (9,460% no ajuste anterior).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos