ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Copa do Mundo acelera produção de televisores em fevereiro, nota IBGE

03/04/2018 10h54

A Copa do Mundo, que será realizada neste ano na Rússia em meados de junho, fez aumentar a produção de televisores nesse início de ano e contribuiu para o resultado da indústria brasileira em fevereiro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Em anos de Copa do Mundo, normalmente observamos, na série histórica, crescimento da produção de televisores para atender à demanda do varejo. Esse movimento começa no fim do ano anterior e vai até o primeiro trimestre do ano do evento. Nesse início de ano, o resultado da produção é mais intenso", disse André Macedo, gerente no IBGE.

De acordo com a pesquisa, a produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos cresceu 2,6% em fevereiro, ante o mês anterior, pela série com ajuste sazonal. Os televisores estão inseridos dentro desse grupo. O IBGE não divulga o desempenho percentual dos televisores individualmente.

Em fevereiro, a produção da indústria geral avançou 0,2% frente a janeiro. O resultado ficou abaixo da média das expectativas dos analistas consultados pelo Valor Data, de expansão de 0,6%. A indústria cresceu puxada principalmente por bens duráveis, com destaque para produtos de perfumaria e veículos (com destaque para caminhões).

Mais Economia