ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Licenciamento de veículos avança em março, diz Fenabrave

03/04/2018 11h46

(Atualizada às 14h10) As vendas de veículos no Brasil mantiveram o ritmo de recuperação em março. No mês passado foram licenciados em todo o país 207,4 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, o que representou um avanço de 9,66% em relação ao mesmo mês no ano passado.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mostram, ainda, que as vendas acumuladas no primeiro trimestre foram melhores do que muitos do setor previam.

Entre janeiro e março passaram pelos órgãos de trânsito 545,5 mil veículos zero-quilômetro, o que representou crescimento de 15,59% em relação ao resultado dos primeiros três meses de 2017.

Caminhões

A retomada das vendas de caminhões continua acelerada. No primeiro trimestre, o total licenciamento dos veículos de carga alcançou 51,68% de aumento, num total de 14,67 mil unidades.

Os dirigentes do setor comemoram a volta das encomendas de frotistas, embora reconheçam que os índices de crescimento são elevados porque a base de comparação é baixa. O início de 2017 foi um dos piores momentos para a indústria de caminhões.

Somente em março, o total de licenciamentos de caminhões alcançou 5,9 mil unidades, um aumento de 44,88% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Dados de emplacamentos de implementos rodoviários também divulgados hoje pela Fenabrave, ajudam a confirmar a retomada da atividade econômica. Nos primeiros três meses do ano foram emplacadas 9 mil unidades de implementos como carrocerias, baús e outras configurações, o que representou um avanço de 78,78% em comparação com o primeiro trimestre de 2017.

As vendas de ônibus também registram crescimento, de 40,07% nos primeiros três meses em relação a igual período de 2017.

Motos

O mercado de motocicletas, porém, ainda reage timidamente.

Segundo dados da Fenabrave, o total de licenciamentos de motos em março alcançou 79,3 mil unidades, o que representa uma retração de 4,25% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A dificuldade em obter financiamento tem sido ainda um entrave nesse segmento.

O acumulado do trimestre revela, por outro lado, uma leve recuperação, de 3,98% nos licenciamentos, que totalizaram 219,4 mil unidades.

Projeções

Os bons resultados nas vendas do primeiro trimestre de 2018 levaram os representantes dos concessionários de veículos a revisar projeções para o ano.

O departamento de economia da Fenabrave elevou a expectativa de crescimento do mercado de automóveis e comerciais leves em 2018 dos 11,9% previstos em janeiro para 15,2%. Isso soma 2,5 milhões de veículos.

No caso do mercado de caminhões a entidade está ainda mais otimista, elevando a projeção de crescimento de 9,5%, feita há apenas dois meses, para 17%, o que indica um total de 60,9 mil veículos.

As condições macroeconômicas, sobretudo a queda nos juros, estimula a demanda, segundo a direção da entidade.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia