Bolsas

Câmbio

Falha em sistema de radar no Rio provoca atrasos em voos

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo (Abear) informou nesta quinta-feira (5) que atrasos e cancelamentos hoje em alguns voos da malha domésticaforam provocados por uma falha no sistema de visualização do radar que abrange o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e o Aeroporto Santos Dumont.

O sistema é gerido pela Aeronáutica e atende a todas as companhias aéreas, nacionais e estrangeiras, disse a Abear.

Segundo a entidade, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) informou que o problema foi solucionado por volta das 11h.

O consultor técnico da Abear, Paulo Roberto Alonso, disse que o problema não impacta a segurança da aviação, mas pode gerar atrasos e cancelamento em aeroportos de outros locais, como São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

"É possível que os desdobramentos, em efeito cascata, perdurem durante a tarde. Isso ocorre, por exemplo, porque um voo que decolou bastante atrasado do Rio para São Paulo em razão do problema, ainda decola de São Paulo com algum atraso depois para Belo Horizonte e dali para Brasília, e assim por diante. Esse atraso inicial vai sendo compensado em rota, ao longo do dia. Mas é possível que alguns efeitos ainda sejam sentidos longe do Rio de Janeiro, e bem depois do fato causador. É uma característica da interligação da malha aérea", disse Alonso.

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, devido à instabilidade no sistema, "o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) adotou, desde as 8 horas, uma separação maior entre as aeronaves em voo na Área de Controle Terminal do Rio de Janeiro, que inclui os aeroportos do Galeão e Santos Dumont".

A Abear recomenda aos passageiros com viagem marcada ao longo do dia de hoje consultar o status do voo nos sites das companhias aéreas para obterem informações atualizadas. Em caso de dúvidas, também é possível acessar os serviços de atendimento telefônico das empresas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos