Bolsas

Câmbio

Bolsa cai e dólar bate R$ 3,37; caso Lula e exterior guiam mercados

O mercado financeiro acompanha nesta sexta-feira o processo de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cada vez mais afastado da disputa eleitoral. No entanto, o que pesa de fato na estratégia de investimentos é a incerteza no exterior.

O Ibovespa abriu a sessão de hoje bastante atrelado ao comportamento na cena externa, sensível às notícias sobre a disputa comercial entre China e Estados Unidos. Às 11h29, o índice da Bolsa paulista perdia 1,05%, aos 84.315 pontos.Entre as maiores baixas, o destaque estava Ambev ON, que declinava 3,41%.

A intenção do governo americano de duplicar as barreiras a produtos chineses justificou uma piora geral do humor. Esse ambiente negativo acabou sendo moderado pelos dados de emprego americano, que mostraram um número menor do que o esperado de vagas criadas - o que reforça a tese de que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) será gradualista em sua política de juros.Foram geradas 103 mil vagas em março, ante o consenso de 178 mil. Ao mesmo tempo, a renda média salarial cresceu 2,7% perante um ano antes.

No câmbio, o dólar comercial tinha alta de 0,93%, cotado a R$ 3,3726.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos