ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Após dois dias de queda, Ibovespa se recupera no embalo do exterior

10/04/2018 17h58

O Ibovespa aproveitou o sinal positivo consolidado nas bolsas no exterior, nesta terça-feira (10), pare se recuperar e se acomodar novamente acima dos 84 mil pontos, após dois pregões seguidos dominados por uma maior cautela do investidor.O índice subiu 1,44%, aos 84.510 pontos, depois de atingir uma máxima intradia de 84.538 pontos. O volume financeiro foi de R$ 8,8 bilhões.

Destaques

Entre as maiores altas, mais uma vez a Marfrig foi o destaque (+17,73%), ainda em forte reação à decisão da companhia de comprar a americana National Beef, seguida por Embraer (+6,21%), que opera ao sabor das informações do ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, de que o acordo com a Boeing está próximo. A declaração foi dada à agência Bloomberg.

Outros ativos de importante peso e participação no índice também se recuperaram hoje, em linha com o exterior, caso da Petrobras PN (4,24%), Petrobras ON (+3,93%), Vale ON (+4,40%) e Itaú Unibanco PN (+0,50%). O dia foi de altas também para os preços das commodities, incluindo petróleo Brent, já no maior nível desde dezembro de 2014, e minério de ferro, no maior patamar desde o começo do mês.

Operadores citam, no entanto, que o mercado tem dado bastante atenção ao debate em torno do ritmo de recuperação econômica, que parece não estar tão forte quanto o antecipado pela bolsa no começo do ano ? e que explica porque abril começa com um tom pior, com queda de 1% ao Ibovespa até hoje.

"Depois do dado de inflação desta terça [que desacelerou para 0,09% em março, piso das expectativas], tenho visto certas preocupações de que havia otimismo demais com a atividade embutido nos preços", diz um operador. "Mas, hoje, depois de dois dias em baixa e com exterior e commodities em alta, faz sentido a bolsa subir."

Na contramão, o papel da Hypera seguiu, até o fechamento, entre as maiores baixas da bolsa (-3,26%), ainda diante dos receios quanto à busca e apreensão realizada pela Polícia Federal na manhã desta terça no escritório da companhia. A Hypera afirmou que colabora com as investigações.

Mais Economia