IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Maia diz ganhar com desistência de ACM Neto ao governo da Bahia

19/04/2018 14h29

Pré-candidato a presidente da República pelo DEM, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ), disse nesta quinta-feira (19) que a desistência de candidatura de seu colega de partido ACM Neto na eleição pelo governo da Bahia "impacta positivamente" para o seu projeto.

Neto exerce o segundo mandato na Prefeitura de Salvador, e sua candidatura ao governo baiano era tida como principal palanque de Maia no conjunto dos Estados. Ele concorreria contra a reeleição do petista Rui Costa, mas anunciou desistência da projeto dias atrás.

"Na minha campanha impacta positivamente", disse Maia numa entrevista coletiva, após participar de um evento com investidores organizado pelo Santander e fechado à imprensa.

"Nós perdemos um candidato, ganhamos outro, que é o Zé Ronaldo, que terá 30% a 40% dos votos, e ganhamos um coordenador de campanha [para atuar] junto com o líder da bancada, o [deputado] Rodrigo Garcia. Para a minha pré-campanha, a decisão dele foi positiva".

Maia completou o raciocínio dizendo que "a sociedade de Salvador" também deverá ver a decisão de ACM Neto "com bons olhos", já que ele não renunciou ao mandato na prefeitura. Segundo o presidente da Câmara, Neto agora terá mais tempo para se dedicar à sua campanha à Presidência da República.

O pré-candidato do DEM aproveitou a oportunidade para dizer que está satisfeito com o andamento de seu projeto e rechaçar a hipótese de uma união de partidos de centro-direita nesta etapa. Ele disse que, em relação aos nomes que tem sido classificados como de centro, "nenhum, neste momento, tem condições de pedir uma organização em torno de sua liderança".

Ele fez a ressalva que discorda dos critérios que têm sido usado por comentaristas para classificar quem é de centro. "Não acredito que o centro é o ambiente onde só está a centro-direita", afirmou. Para ele, alguns nomes de esquerda também deveriam ser colocados na classificação "de centro" quando aceitam negociar com representantes de partidos rivais. Citou o caso do ex-ministro Aldo Rebelo, que saiu do PSB e lançou candidatura à Presidência pelo Solidariedade.

O parlamentar disse ainda que, na sua opinião, as chances reais de cada postulante à Presidência só serão conhecidas a partir do dia 10 de setembro, pois eleitorado tende a tomar decisões mais adiante. Dessa forma, as alianças não poderão ser feitas com base nas pesquisas atuais.

Minutos antes, ele havia sugerido que, na conjuntura atual, não há favorito para a eleição presidencial. "Minha situação é igual a de todo mundo: todo mundo tem chance e ninguém tem chance no Brasil", resumiu.

Agenda

A assessoria de imprensa da Câmara já divulgou a agenda de Maia para esta sexta (20) e sábado (21). Ele deverá estar no Estado do Maranhão. Na sexta-feira, em São Luís, participará de reunião com representantes do setor produtivo (FIEMA - Sistema "S" - Sinduscon).

No sábado, Maia toma café com lideranças e deputados estaduais e participa de Encontro Estadual do Democratas. Depois seguirá para cidade de Santa Inês, onde participará, no próprio sábado, do Encontro Estadual do Democratas.