IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lucro do espanhol Santander avança no trimestre

24/04/2018 09h20

O espanhol grupo Santander informou nesta terça-feira (24) que o lucro líquido aumentou 10% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2017, a 2,05 bilhões de euros, ultrapassando as expectativas dos analistas ouvidos pela FactSet, de 2,03 bilhões de euros.

A margem financeira foi de 8,45 bilhões de euros, com alta de 0,6%. A receita total atingiu 12,15 bilhões de euros. O capital de Nível 1 aumentou para 11%.

"As perspectivas para 2018 continuam positivas e estou confiante de que as nossas equipes vão executar bem [os planos] para alcançarmos os objetivos para este ano, assim como apresentar um crescimento responsável e rentável para o futuro", disse a presidente mundial do grupo, Ana Botín. Segundo ela, o crescimento do lucro foi impulsionado pelos resultados sólidos do Santander no Brasil, Espanha e México, além de uma melhoria do desempenho nos EUA.

O resultado no Brasil subiu 7%, a 677 milhões de euros. Por conta de questões de metodologia, os números podem diferir do que será divulgado pela filial brasileira, após o fechamento dos mercados locais hoje. O UBS aponta que a receita do Santander Brasil cresceu 17%, impulsionada pelo aumento dos empréstimos e a expansão das tarifas.

O Brasil respondeu por 27% do lucro do Grupo Santander no primeiro trimestre. Na página sobre a filial brasileira no balanço do grupo, o banco afirma que segue focado em elevar sua rentabilidade e chama atenção para o aumento no número de clientes. Além disso, aponta para um bom desempenho do crédito pessoal e financiamento ao consumo.

"O crédito tem mostrado um bom desempenho (com crescimento de 11% na comparação anual), ganhando participação de mercado. Destacam-se os avanços do crédito pessoal (+21%), financiamento ao consumo (+26%) e pequenas e médias empresas (+12%). Só houve queda em grandes empresas (-3%)", diz o texto.

As despesas aumentaram 6% (ou 2% em termos reais), mas o índice de eficiência melhorou em 1,5 ponto, para 34%.