Bolsas

Câmbio

Confiança do consumidor paulistano cai 4,9% em abril, diz FecomercioSP

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), recuou 4,9% em abril, ao passar de 115,6 pontos em março para 109,9 pontos no mês passado, informou a entidade patronal em comunicado por e-mail.

Dessa forma, a confiança do consumidor da capital paulista teve sua segunda retração consecutiva após uma série de cinco altas. Na comparação anual, o ICC registrou alta de 0,9%. A escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

Os dois quesitos que compõem o indicador caíram na passagem de março para abril. O Índice das Condições Econômicas Atuais (Icea) registrou queda de 7,5%, de 92,1 pontos para 85,2 pontos. Em relação a abril do ano passado, houve alta de 19,5%. Por sua vez, o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC) caiu 3,7%, ao passar de 131,3 pontos em março para 126,4 pontos em abril. Na comparação anual, o índice registrou queda de 5,7%.

Gênero e renda

No resultado apurado pelo Icea, todas as segmentações registraram queda na confiança entre março e abril, com destaque para o grupo feminino, que exibiu recuo de 12,8%, ao passar de 86,5 pontos para 75,4 pontos. Entre os consumidores com idade superior a 35 anos, a baixa foi de 10,5%, passando de 79,1 pontos em março para 70,8 pontos em abril.

Em relação ao IEC, destacou-se o grupo com idade inferior a 35 anos, com retração mensal de 4,9%, de 134 pontos em março para 127,5 em abril. A faixa com idade superior aos 35 anos também apresentou queda mensal, de 1,8%, recuando de 126,9 pontos para 124,6 pontos.

No recorte por renda, as expectativas dos consumidores com renda familiar de até dez salários mínimos recuaram 3,7%, passando de 122,2 pontos no terceiro mês do ano para 117,7 pontos em abril. No grupo com renda familiar superior a dez salários mínimos, o indicador foi de 150,8 pontos em março para 145,1 pontos em abril ? retração de 3,8%.

Metodologia
Os dados para elaboração do ICC são coletados junto a cerca de 2,1 mil consumidores no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura, informa a FecomercioSP.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos