Bolsas

Câmbio

Deputado Molon entrega ao STF abaixo-assinado contra foro privilegiado

O deputadoAlessandro Molon (PSB-RJ)entregou nesta quinta-feiraà presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, um abaixo-assinado com 2,2 milhões de assinaturas em apoio ao fim do foro privilegiado para parlamentares.O documento foi elaborado pela organização internacional de ativismo digital Avaaz.

Elelembrou que oito em cada dez brasileiros são favoráveis à restrição do foro, segundo levantamento do Ibope.

Ontem, a Corte realizou o julgamento que deve restringir o foro privilegiado de parlamentares. A sessão foi suspensa e retomada nesta quinta-feira. Até agora, dez ministros entenderam que o foro especial só vale para crimes cometidos durante o mandato. O único que falta votar é o ministro Gilmar Mendes.

"Essa decisão é importante, porque desincentiva criminosos a entrarem na política para esconderem seus crimes ou permanecerem impunes", disse Molon.

Mesmo com a decisão do STF, o deputado do PSB defende que a discussão sobre o fim do foro privilegiado seja retomada no Congresso, assim que a intervenção federal na área de segurança pública do Rio de Janeiro seja concluída. Vale lembrar que propostas de emenda constitucional (PEC) não podem ser apreciadas pelo plenário enquanto a intervenção estiver em vigor.

"O correto é que o foro acabe. Para que isso ocorra é necessário que uma emenda constitucional seja aprovada pelo Congresso. Enquanto o Congresso não dá o passo completo e desejado, essa decisão do STF de restringir o foro ao máximo é muito importante", afirmou Molon, que destacou que a medida "desafogará" a fila de processos a serem analisados pela Corte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos