Bolsas

Câmbio

Transporte aéreo de passageiros avança 9,5% em março, informa Iata

O transporte aéreo de passageiros cresceu 9,5% em março deste ano ante igual mês de 2017, informou nesta quinta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), que reúne as 275 maiores empresas de aviação do mundo.Segundo a entidade, essa é a maior taxa de expansão do setor em 12 meses nesse tipo de comparação.

"A demanda por viagens aéreas continua forte, apoiada pelo cenário econômico comparativamente saudável e pelos níveis de confiança nos negócios", disse o presidente da Iata, Alexandre de Juniac, em nota.

A capacidade medida em assentos disponíveis nos voos apurada em março deste ano teve alta de 6,4% na comparação anual.

Com a demanda pela aviação crescendo mais fortemente que a oferta, a taxa média de ocupação das aeronaves teve incremento de 2,3 pontos percentuais e atingiu 82,4%.

O aumento do tráfego aéreo no mundo foi liderado em março pelas rotas na Ásia-Pacífico, que teve incremento de 12% sobre igual período de 2017.

Na América Latina, a aviação cresceu 8,5% em demanda e 6,8% em capacidade, enquanto a taxa de ocupação melhorou 1,3 ponto percentual, para 81,3%.

Juniac ponderou que o aumento de preços de insumos, particularmente dos combustíveis, sugere que qualquer aumento de demanda com tarifas mais baixas deve se moderar no segundo trimestre.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos