Bolsas

Câmbio

Demanda da Gol cresce no mercado doméstico e cai no internacional

A Gol, maior companhia aérea do país, registrou em abril um crescimento de 1,9% no tráfego medido em passageiros-quilômetros transportados (RPK, na sigla em Inglês) na comparação com igual mês de 2017, informou a empresa nesta segunda-feira (7).

O aumento da demanda foi puxado pelo tráfego doméstico, no qual a companhia aérea teve incremento de 3%. Já nas rotas internacionais, a Gol apresentou em abril queda de 7,2% no transporte medido em RPK.

Em termos de capacidade, a Gol registrou em abril aumento de 0,8% na oferta medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK, na sigla em Inglês) em todo o sistema. No doméstico, esse indicador subiu 1,3%, enquanto no internacional apresentou retração de 3,6%.

A taxa média de ocupação da Gol em abril foi de 79,9% em todo o sistema, ante 79% um ano antes, sendo de 80,5% no doméstico (79,2% um ano antes) e de 75,1% no internacional (78% um ano antes).

No acumulado do ano, a Gol acumula no sistema expansão de 3,9% na demanda em RPK, expansão de 2,8% na oferta em ASK e taxa média de ocupação de 80,3% (ante 79,4% em igual período de 2017).

A Gol divulga resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre no próximo dia 9 de maio, antes da abertura de mercado.

Ações

Por volta das 11h, a ação PN da companhia aérea recuava 1,86% na bolsa brasileira B3, para R$ 17,95, figurando entre as maiores baixas do Ibovespa. Oprincipal índice da bolsa, por sua vez, subia 0,55% no horário, para a 83.576 pontos.

Além do desempenho da demanda em abril, a alta do dólar, que volta a subir e superar os R$ 3,54, impacta negativamente a ação da Gol, uma vez que a empresa tem mais de 50% dos custos operacionais e 80% das dívidas influenciadas pela moeda americana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos