Bolsas

Câmbio

Juros curtos se ajustam em queda; investidor considera fala de Ilan

Os juros futuros de curto prazo reduzem a queda no começo da sessão desta quarta-feira, após darem sinais de recuo mais intenso logo na abertura. Nos contratos com vencimento até janeiro de 2020, as taxas ainda operam em baixa, mas já distantes das mínimas dos primeiros negócios.

Esse trecho da curva de juros trabalha com foco maior na política monetária de curto prazo, tendo sido pressionado um dia antes por preocupações sobre o quadro de juros baixos no Brasil.

Nesta quarta-feira, os investidores avaliam a entrevista do presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, que destacou a importância da inflação, expectativas e atividade para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana que vem. "É muito importante saber o que o BC, num regime de metas de inflação, olha. Olha para a inflação, para expectativas de inflação, a atividade", disse Ilan em entrevista à "Globonews". "É isso que importa para a decisão."

Uma das grandes preocupações no mercado era de que Ilan revertesse o discurso recente no Copom por causa da alta do dólar e mostrasse uma postura mais dura, contra o corte da taxa. Não parece que isso aconteceu, embora ele tenha mantido a liberdade para a decisão do Copom em 16 de maio.

Por volta das 9h50, o DI janeiro/2019 recuava a 6,280% (6,330% no ajuste anterior), depois de tocar a mínima de 6,255%.

Já o contrato DI janeiro/2020 já volta para a estabilidade, a 7,270%, tendo caído até 7,180%.

Por outro lado, os juros mais longos operam em firme alta nesta manhã, repetindo a dinâmica dos últimos dias enquanto os mercados globais são pressionados por incertezas no exterior.

O DI janeiro/2021 avança a 8,340% (8,290% no ajuste anterior) e o DI janeiro/2023 tinha a alta a 9,570% (9,480% no ajuste anterior).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos