ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Ibovespa sobe mais de 1% com ajuda de Petrobras

10/05/2018 12h38

O Ibovespa inicia o dia no campo positivo, acompanhando o movimento de alta nas bolsas americanas e novamente beneficiado pela valorização nos papéis da Petrobras, mesmo com a leve queda nos preços do petróleo.

Por volta de 12h30, o Ibovespa operava em alta de 1,81%, aos 85.792 pontos, na máxima do dia. O giro financeiro soma R$ 4,8 bilhões.

A alta de hoje ocorre em meio à menor tensão nos mercados globais, após dados de inflação nos Estados Unidos abaixo do esperado diminuírem as preocupações quanto à possível aceleração no aperto das taxas de juros americanas. No Brasil, a alta de 0,22% no IPCA de abril, abaixo das projeções de mercado, contribui para o otimismo dos investidores.

O destaque da sessão é, novamente, a Petrobras ? as ações ordinárias avançavam 4,74%, enquanto as preferenciais subiam 4%, fazendo com que a estatal superasse a Ambev em valor de mercado. Em relatório, o UBS afirma que a companhia está entre as mais beneficiadas na América Latina pela alta do petróleo; já o Bank of America Merill Lynch elevou a recomendação dos papéis para compra.

Ainda entre as altas, Gol PN (+5,13%) reage à queda do dólar ante o real, seguida por EDP Energias do Brasil (+4,92%), que divulgou balanço. Sabesp recuava 5,72%, depois de a empresa ter anunciado que recebeu a aprovação para reajuste tarifário de 3,5%.

Entre as perdas, Banco do Brasil ON (-3,34%) é destaque. A instituição divulgou ganho ajustado de R$ 3,026 bilhões no trimestre, em linha com o esperado por analistas. No entanto, a composição desse lucro trouxe itens que levantaram preocupações entre o mercado, entre eles um menor gasto com Imposto de Renda (IR), o que viabilizou os ganhos trimestrais no patamar aguardado pelo mercado, segundo um analista que pede para não ser identificado.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia