Bolsas

Câmbio

Ibovespa opera em alta com Petrobras e Vale

O Ibovespa começou a semana no campo positivo, influenciado pela alta das blue chips, ações de maior liquidez e representatividade do índice. Os papéis da Petrobras, que registraram fortes valorizações ao longo da semana passada, continuam em alta.

Por volta de 10h50, o Ibovespa operava em alta de 0,88%, aos 85.974 pontos, na máxima do dia.

Petrobras PN, com ganho de 2,71%, e Petrobras ON, com avanço de 2,83%, são os destaques do início do pregão ? os papéis acumularam ganhos de 14,23% e 21,18% na semana passada, respectivamente. A disparada nas ações da estatal ocorre após a divulgação do balanço trimestral da companhia e em meio à valorização do petróleo.

Além disso, uma nova reunião sobre a revisão do contrato de cessão onerosa entre União e Petrobras será realizada hoje no Ministério da Fazenda. Na semana passada, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, disse que a prioridade do governo é terminar as negociações com a estatal até quinta-feira (17).

Também operavam em alta outras blue chips, como Vale ON (+1,65%) ? a cotação do minério de ferro avançou 2,24% na China ?, Itaú Unibanco PN (+0,94%), Bradesco PN (+1,55%) e Banco do Brasil ON (+0,92%).

Na ponta negativa, destaque para EDP Energias do Brasil ON (-10,90%), reagindo às notícias de que a oferta lançada pela chinesa CTG para adquirir a EDP na Bolsa de Lisboa coloca como condição que a companhia não seja obrigada a lançar também uma oferta pela EDP Energias do Brasil, controlada da empresa portuguesa. Na sexta-feira, os papéis fecharam em alta de 15,56%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos