Bolsas

Câmbio

Petrobras, bancos e cena externa impulsionam Ibovespa

O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira, numa sessão marcada pela forte valorização dos papéis da Petrobras e pelo desempenho positivo das ações do setor bancário. Além disso, o bom humor nos mercados americanos abre espaço para a continuidade da recuperação do índice da Bolsa paulista.

Ao redor de 11h30, o Ibovespa avançava 0,96%, aos 77.985 pontos, após máxima aos 78.603 pontos (+1,76%). O giro financeiro somava R$ 2,5 bilhões até o momento.

Petrobras PN (+6,56) e Petrobras ON (+5,93) aparecem entre os ganhos do índice após as fortes perdas registradas na última sessão, quando os papéis recuaram mais de 14% em meio ao pedido de demissão de Pedro Parente da presidência da companhia.

A recuperação de parte das perdas da última sessão ocorre num contexto de correção do movimento de sexta-feira passada, aliado à indicação de Ivan Monteiro para substituir Parente no comando da empresa. Embora as dúvidas quanto ao futuro da política de preços da estatal continuem existindo, um operador destaca que Monteiro é possui capacitação técnica para desempenhar o cargo ? o mercado temia a nomeação de um nome com viés político para a função.

BRF apresentava valorização de 2,82%, em meio à expectativa de que Parente seja anunciado como o próximo CEO da companhia.

Além de Petrobras, o Ibovespa é impulsionado pelos papéis de bancos: Itaú Unibanco PN (+1,99%), Bradesco PN (+1,03%), Banco do Brasil ON (+1,04%) e units do Santander (+1,68%). CSN ON (+6,82%) também tem desempenho amplamente positivo, após o Credit Suisse elevar a recomendação dos papéis para compra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos