Bolsas

Câmbio

Repsol faz parceria com Google para trabalhos em refinaria na Espanha

A petroleira espanhola Repsol anunciou nesta segunda-feira que fechou uma parceria com o Google para usar o Google Cloud, serviço de computação em nuvem, para otimizar os trabalhos da refinaria de Tarragona, na Espanha.O projeto pretende utilizar "big data" (processamento de grandes volume de dados) e inteligência artificial para maximizar a eficiência no consumo de energia e outros insumos pela refinaria, assim como outros aspectos do desempenho operacional.

O Google disponibilizará ferramentas de análise de dados à Repsol, assim como profissionais e máquinas de aprendizado automático. O objetivo é que a petroleira espanhola possa desenvolver serviços de inteligência artificial voltados para a área de refino.A medida, segundo a companhia, pode elevar a margem do barril de produtos refinados em 30%, o que resultaria em ganhos anuais adicionais de US$ 20 milhões vindos da refinaria de Tarragona.

"Esta iniciativa é parte de um plano maior de aproveitar as possibilidades oferecidas pelas últimas novidades em tecnologia e melhorar o processo industrial", disse, em nota, a diretora-executiva da área de refino e abastecimento da Repsol, Maria Victoria Zingoni.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos