ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Ibovespa cai fortemente com bancos e Petrobras

05/06/2018 16h38

Com o mercado pegando tração nesta tarde, as ações dos bancos e da Petrobras acentuaram o movimento negativo e colocaram o Ibovespa já no patamar 76 mil pontos ? uma queda de mais de dois mil pontos entre a máxima e a mínima de hoje.

Às 16h37, o índice operava em queda de 2,53%, aos 76.611 pontos. O giro financeiro é de R$ 7,7 bilhões.

As ações das "blue chips" permanecem em queda: Banco do Brasil ON cai 5,47%, enquanto Itaú Unibanco PN recua 3,26%; Bradesco ON desvaloriza 4,78% e Bradesco PN cai 4,94%.

Nesse grupo, o papel da Petrobras também intensifica baixas: a ON cai 3% e a PN cede 4,39%. Há pouco, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Pernambuco, decidiu suspender a venda da Transportadora Associada de Gás (TAG) ? e o papel, que já encontra um mercado avesso ao risco, reage ao entrave à venda de ativos da estatal.

Já os bancos vêm em um movimento negativo desde o começo da tarde porque são as ações utilizadas pelos investidores, entre fundos e estrangeiros, para ajustar as carteiras ao aumento da percepção de risco. A maior aversão nesta tarde fica evidente no comportamento do dólar e também dos juros com vencimento de longo prazo, ambos em alta.

"Em maio, tivemos um agravamento dos fatores domésticos, que já colocaram o mercado em estado de alerta. Além disso, a situação é de grande incerteza antes da pesquisa eleitoral [o Instituto Datafolha publicará pesquisa no domingo]. Num contexto de menor demanda por risco, é a combinação para reduzir exposição [em bolsa]", diz Pedro Galdi, analista de investimento da corretora Mirae.

Na ponta positiva, a BRF ON teve uma alta mais forte e sobe 3,73%. Segundo o site Brazil Journal, a Minerva está em busca de investidores para realizar um aporte de capital na BRF, com quem estaria negociando uma fusão.

"A hipótese de que Pedro Parente entraria no comando da BRF já tem servido de catalisador positivo para o papel, que ainda acumula queda em 2018 de 31%. Uma notícia assim poderia representar mais uma oportunidade para a ação", diz Ari Santos, gerente da mesa de operações da H. Commcor.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia