Bolsas

Câmbio

Produção industrial sobe 0,8% em abril e 4,5% no ano, aponta IBGE

A produção da indústria brasileira surpreendeu positivamente em abril ao crescer 0,8% frente a março, feitos os ajustes sazonais, conforme a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O desempenho recupera as perdas de março, quando o setor havia recuado 0,1%.

A média das estimativas de 27 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data apontava para um avanço de 0,4%emabril com intervalo de projeções de queda de 0,7% à alta de 1,3%.

Na comparação com abril do ano anterior, a produção industrial aumentou 8,9%, a taxa mais acentuada desde abril de 2013.

No acumulado do ano, a produção cresceu 4,5% frente aos quatro primeiros meses de 2017. Nos 12 meses encerrados em abril, houve alta de 3,9%.

Entre as categorias econômicas, o destaque ficou com ocrescimento de 2,8% da produção de bens duráveis no mês em abril."Automóveis puxaram bens duráveis, assim como a produção de motocicletas contribuiu. O resultado de eletrodomésticos da linha marrom arrefeceu neste mês, após ser puxado no início do ano por televisores para a Copa", disse André Macedo, coordenador de Indústria do IBGE.

Na passagem de março para abril, a produção de bens de capital cresceu 1,4%. Bens intermediários avançaram 1% e bens semi e não duráveis tiveram expansão de 0,5%.

No caso dos intermediários, outro destaque de influência positiva no mês, o desempenho foi puxado pela produção de açúcar, derivados da soja, pelo setor de bebidas, assim como produtos metalúrgicos.

[module:valor_wysiwyg|src:sites/default/files/infograficos/Brasil/ProducaoIndustrialAno/producao_industrial_mensal_abril2018_430.html|width:100%|height:430]

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos