Bolsas

Câmbio

IPCA avança para 0,40% em maio e supera expectativas

(Atualizada às 9h30) O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,40% em maio, acima da taxa apurada um mês antes, de 0,22%, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima das expectativas do mercado - entre as25 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data, a expectativa média era de alta de 0,30%. O intervalo das projeções ia de alta de 0,20% a 0,50%.

De janeiro a maio, a inflação acumulada foi de 1,33%.Trata-se da menor inflação para o período desde o início do Plano Real, em 1994.

Em 12 meses, o IPCA subiu 2,86%, excedendo os 2,76% apurados nos 12 meses imediatamente anteriores.O índice completou, desta forma, 11 meses abaixo do piso da meta de inflação, de 3% ? o centro é de 4,5%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Nos últimos dias, analistas incorporaram em suas projeções os impactos da greve dos caminhoneiros especialmente nos preços de alimentos e combustíveis. A greve começou em 21 de maio e se estendeu por 11 dias.

Em nota, o IBGE apontou que o IPCA de maio é o primeiro a incorporar em seu cálculo a nova metodologia de apropriação das variações dos itens mão de obra para pequenos reparos e empregado doméstico, além das três novas áreas: Rio Branco (AC), São Luís (MA) e Aracaju (SE).

O IBGE calcula a inflação oficial com base na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Aracaju, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Rio Branco e São Luís. Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados entre 28 de abril a 29 de maio de 2018 com os preços vigentes entre 30 de março a 27 de abril de 2018.

[module:valor_wysiwyg|src:sites/default/files/infograficos/Brasil/IPCA/IPCA_maio2018_1165.html|width:100%|height:1165]

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos