ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Juros futuros operam em baixa; cena política segue no radar

11/06/2018 11h22

O mercado de juros futuroscomeçou o dia em baixa, pela expectativa inicial de swap pelo Banco Central (BC), como contou ooperador Luis Laudisio, da Renascença, expectativa essa que acabou se confirmando. O BC, no entanto, não precisou ser tão agressivo na oferta e vendeu 50 mil contratos. "Por enquanto, os 'players' aproveitaram o movimento de queda inicial para zerarem um pouco as posições de venda de taxa feitas na sexta-feira", afirma.

Segundo Laudisio, o mercado segue com liquidez baixa, cauteloso com a alta volatilidade e também com a tensão antes da reunião do Federal Reserve (Fed, banco central americano).

Renato Boto, gestor da Absolute Investimentos, afirma que havia grande expectativa de como viria o Boletim Focus e a revisão da expectativa de inflação, mas diz que a pesquisa não mostrou mudança substancial a ponto de reforçar as apostas em uma alta da Selic na próxima reunião.

A mediana das projeções dos economistas do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2018 subiu de 3,65% para 3,82% de aumento, segundo o Focus. Para 12 meses, o número saiu de 4,38% para 4,49%.

Boto afirma ainda que a pesquisa divulgada neste fim de semana sobre intenções de voto para na eleição presidencial veio em linha com a expectativa, sem grandes mudanças, e não exerce grande peso nos mercados. Para Laudisio, no entanto, a pesquisa não deixa de ser negativa, uma vez que mostra a briga pelo segundo turno ainda concentrada em Jair Bolsonaro e Ciro Gomes.

Às 11h17, os contratos eram negociados em queda. O contrato para janeiro/2019 era negociado a 7,140%, queda de 0,21 ponto ante o ajuste anterior. Já DI janeiro/2027 tinha taxa de 12,010%, recuo de 0,14 ponto.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia