Bolsas

Câmbio

Juros futuros sobem em meio a risco de aperto monetário

Os juros de médio prazo operam sob pressão nesta terça-feira, em meio à persistente preocupação com uma alta da taxa Selic nos próximos meses.

O risco de um choque de juros ou um aperto monetário já em junho tem sido aliviado pelo movimento do câmbio, que se afasta de R$ 4, mas, ainda assim, os profissionais de mercado temem que o quadro de juros baixos não deve durar muito.

Para o estrategista-chefe da Coinvalores, Paulo Nepomuceno, a indicação dos dirigentes do Banco Central (BC) é de que não haverá mudança na Selic na decisão do próximo dia 20. "Pode esperar para fazer algum ajuste um pouco mais para frente", disse. A projeção do especialista é de que a taxa terá três altas, de 0,5 ponto percentual cada, a partir de agosto.

Por outro lado, o momento é mais delicado para a formulação de estimativas. Em termos de fundamentos, a atividade econômica vai dando sinais de fraqueza, mas uma alta do dólar pode colocar em risco as expectativas de inflação.

Nepomuceno se concentra no risco futuro para a inflação e alerta para a situação fiscal que não foi resolvida. "A inflação pode ser levemente contaminada, mesmo com a economia crescendo pouco", diz. "O prêmio de risco não vai desaparecer do nada, vai persistir", diz o estrategista, que cita ainda o cenário externo mais duro com a redução de liquidez das economias desenvolvidas.

Operadores comentam que a cautela também se evidencia no baixo volume de negócios, já que os players têm evitado ficar com posições mais estruturais.

Por volta das 11h30, enquanto o dólar comercial estava na casa de R$ 3,72, o DI janeiro/2019 caía a 7,140% (7,190% no ajuste anterior); oDI janeiro/2020 subia a 8,670% (8,650% no ajuste anterior); e oDI janeiro/2021 avançava a 9,720% (9,660% no ajuste anterior). ODI janeiro/2023 tinha alta a 11,190% (11,140% no ajuste anterior) e oDI janeiro/2025 operava a 11,840% (11,780% no ajuste anterior). ODI janeiro/2027 caía a 12,180% (12,160% no ajuste anterior).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos