IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P eleva rating da Usiminas

12/06/2018 16h33

A agência de classificação de risco S&P Global Rating elevou a nota em escala global da Usiminas, de 'B-' para 'B', assim como a avaliação nacional, de 'brBB' para 'brBBB'. A perspectiva, nos dois casos, é estável.Segundo a S&P Global, a elevação no rating reflete a rápida melhora das métricas financeiras da Usiminas.

"O perfil financeiro da siderúrgica deve continuar sendo beneficiado pelo aumento gradual da demanda por aço plano no mercado interno; pela leve elevação dos preços do aço plano à medida que a demanda se recupera; pela maior produção de minério de ferro por sua subsidiária Musa a ser vendido a terceiros; e pelo foco da companhia no mix de produtos para otimizar a geração de caixa", afirmou a agência.

Uma vez que as operações continuam melhorando, a S&P espera que a Usiminas pague suas dívidas por meio de seu mecanismo de caixa estabelecido no acordo de reestruturação ? isso significa que a empresa vai usar todo seu caixa gerado no ano para pagar amortizações futuras, o que deve melhorar ainda mais suas métricas.

Embora a agência espere que a Usiminas aumente seus investimentos nos próximos dois anos, os desembolsos continuarão gerenciáveis, visto a atual geração de caixa da empresa."Também achamos que a baixa alavancagem da companhia vai ajudar a mitigar a ainda incerta recuperação da atividade industrial e potencial volatilidade da demanda e preços, especialmente durante o período eleitoral deste ano", completou a S&P.