Bolsas

Câmbio

Gerdau é condenada em processos movidos por sindicatos de construção

A Gerdau informou na manhã desta quarta-feira, em comunicado, que a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em segunda instância, proferiu decisão desfavorável em processos de dois sindicatos de construção civil de São Paulo, alegando que a companhia e outros produtores de aços longos no Brasil teriam infringido a legislação antitruste.

A empresa destacou que a decisão ainda não foi formalizada e que, após a publicação, buscará todos os "remédios jurídicos cabíveis para defesa de seus direitos".

A decisão de primeira instância havia condenado a Gerdau ao pagamento de multa de 7% do faturamento bruto anterior à instauração do processo, no ano de 2000. A última atualização da multa, em 1º de agosto de 2013, era de R$ 417,8 milhões. O valor deve ser novamente atualizado pela contadoria judicial.

"A companhia esclarece, finalmente, que suas práticas comerciais são fundamentadas nos princípios da transparência e da livre concorrência, as quais foram consolidadas ao longo de sua história de 117 anos no Brasil, período em que construiu uma cultura empresarial ética e de respeito a todos os públicos", informou a Gerdau, no comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos