Bolsas

Câmbio

Investigado pela Lava-Jato, acionista da GPC transfere todas as ONs

A empresa do setor químico e de tubos de ações GPC Participações, do Grupo Peixoto de Castro, informa que o acionista Paulo Cesar Peixoto de Castro Palhares, investigado pela Lava-Jato, transferiu todas sua participação acionária para outros signatários, conforme comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira (13).

A GPC encontra-se em recuperação judicial.

Castro Palhares tinha 485.757 ações ordinárias, o equivalente a 8,26% do total de 5.882.782 papéis ON da companhia, segundo informações disponíveis na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A GPC ainda possui 384.787 ações preferenciais, totalizando assim 6.267.569 ações.

Segundo o comunicado divulgado hoje, o acionista não é titular de outros valores mobiliários e as ações transferidas permanecerão vinculada ao acordo de acionistas, de modo que a quantidade de ações detidas pelo bloco dos signatários se mantém inalterada.

Em 2016, Paulo Cesar Peixoto de Castro Palhares e o diretor presidente da controlada Apolo Tubulars, Carlos Eduardo de Sá Baptista, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da 30ª fase da operação Lava-Jato, que investiga propinas supostamente pagas por empresas que forneciam tubos à Petrobras.

O executivo também era sócio-administrador da Refinaria de Petróleos de Manguinhos ? hoje Refit. Em abril de 2018, o Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos Contra a Ordem Tributária (GAESF), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, denunciou executivos da empresa, incluindo Palhares, por crime contra a ordem tributária.

O MPRJ pediu R$ 92,2 milhões como reparação de dano ao erário estadual.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos