Você realmente sabe ouvir as pessoas? Faça o teste
Para crescer, ser vitorioso nas relações sociais e na carreira profissional, é preciso aprender a ouvir. Você tem essa capacidade? Faça o teste elaborado pelo colunista do UOL Reinaldo Polito e descubra
- 120
Quando escuto uma pessoa falando, preciso redobrar meus esforços. Sinto mais prazer quando falo
- 220
Esforço-me para demonstrar que estou acompanhando o raciocínio da pessoa que fala, mas na verdade posso estar desligado da conversa
- 320
Já fiz uma observação diante de um grupo e depois descobri que o fato já tinha sido comentado na mesma reunião por outra pessoa
- 420
Ao conversar com alguém, muitas vezes não consigo reter os tópicos essenciais das suas ideias
- 520
Tenho dificuldade para lembrar o nome de uma pessoa que acabei de conhecer, mesmo alguns minutos depois
- 620
Não consigo me concentrar o tempo todo numa conversa, por mais interessante que seja
- 720
Se a pessoa que fala se parece com alguém de quem eu não gosto, fico resistente à sua fala
- 820
Às vezes começo a conversar com uma pessoa enquanto outra do mesmo grupo ainda está falando
- 920
Ao receber informações numa reunião ou sala de treinamento, se me fazem perguntas, preciso pedir que repitam ou alego que não entendi bem a questão
- 1020
Se faço provas de avaliação sobre matérias que foram passadas apenas oralmente, o resultado não passa de razoável
- 1120
Já deixei de realizar trabalhos de maneira eficiente porque, ao ouvir as instruções verbais, tive dificuldade em guardar as informações
- 1220
Se vários grupos estão reunidos em local próximo, fico tentado a ouvir o que as pessoas de outro grupo estão dizendo e me desligo da conversa dos meus companheiros
- 1320
Como não consigo prestar atenção o tempo todo quando alguém fala, faço perguntas para esclarecer os tópicos que perdi
- 1420
Se alguém cita dados de outras pessoas, dificilmente avalio a credibilidade de quem foi citado
- 1520
É comum eu me distrair do conteúdo da mensagem, por causa da forma de falar ou de se vestir do expositor
- 1620
Quando ouço uma linha de argumentação baseada em dados estatísticos, exemplos, comparações ou pesquisas, não avalio a credibilidade da fonte ou a pertinência do argumento
- 1720
Mesmo descansado, sinto-me sonolento se precisar ouvir uma pessoa por um tempo longo
- 1820
Eu me desligo do conteúdo mesmo em situações de entretenimento, como em peças de teatro ou assistindo a filmes
- 1920
Se tenho alguma preocupação com problemas familiares, financeiros ou projetos pessoais, geralmente me distraio e penso nesses assuntos quando estou ouvindo alguém
- 2020
Se um orador faz qualquer observação que contrarie meus princípios, começo mentalmente a procurar argumentos para derrotar sua tese
Sofrível. Você está ouvindo muito mal
Cuidado! Esta atitude pode prejudicá-lo. Quando não desenvolvemos a habilidade de ouvir, nós nos fechamos no nosso mundo e ficamos isolados. Esse comportamento nos afasta do convívio social e de muitas oportunidades que poderiam nos levar a grandes conquistas e ao sucesso. A situação é grave, mas sempre há solução. Tudo dependerá do seu esforço, da sua dedicação e principalmente das suas iniciativas. Não perca tempo: comece a mudar agora mesmo.
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Razoável. Você anda desatento e pode perder boas oportunidades
As chances de conquistas, de vitórias e de sucesso estão a nossa volta o tempo todo, por isso não podemos negligenciar no relacionamento com as pessoas. Aprimore sua habilidade de escutar e tenha certeza de que colherá excelentes frutos dessa sua dedicação. Sua pontuação demonstra que você precisa melhorar muito, portanto comece já. Mãos à obra.
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Bom. Você é um bom ouvinte
Essa qualidade é um atributo importante, mas é possível melhorar ainda mais. Todas as oportunidades de relacionamento são relevantes, por isso dedique-se para ser um ouvinte ainda melhor. Essa pontuação é boa e demonstra que falta muito pouco para que você se transforme num ouvinte excelente e aproveite ainda mais essa sua qualidade especial. Faça uma revisão nas questões do teste, verifique os pontos que poderiam ser aperfeiçoados e dedique-se ao seu aprimoramento.
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Parabéns! Você é excelente ouvinte: todos gostam de falar com você
Saber escutar é uma qualidade excepcional. Com essa pontuação você demonstra ser uma pessoa comunicativa e que tem muita facilidade para se relacionar. Aproveite essa sua característica em todas as suas atividades e esse comportamento será sempre um aliado na conquista das vitórias e do sucesso.
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