A expansão da conectividade no campo poderia trazer mais R$ 100 bilhões para o valor de produção agrícola no Brasil até 2026. É o que diz um estudo realizado pela Esalq/USP. Hoje, apenas 23% da área rural brasileira é coberta por sinal de internet.
A baixa porcentagem pode colocar em risco populações rurais e afetar os negócios de pequenos produtores. Nas grandes propriedades, com produção extremamente sofisticada, as tecnologias se tornaram cada vez mais conectadas.
O agro foi um dos setores mais beneficiados com as novas tecnologias digitais, Há máquinas como pulverizadoras ou colheitadeiras conectadas à internet. Mas, em muitos casos, as inovações disponíveis para o campo não podem ser utilizadas em sua plenitude por problemas de conexão.
Empresas privadas de maquinário agrícola estão se associando a produtores e companhias de telefonia para ampliar o alcance do sinal nas áreas rurais. Neste mês, foi instalada a primeira antena de 5G no campo -tecnologia considerada essencial para a competitividade do agronegócio no mundo.