Depende. Ao pagar aluguel, você libera capital para investir em outras aplicações, que rendam juros. Mas é preciso avaliar o valor do aluguel e das parcelas de financiamento, segundo Edilson Junior, CEO do Grupo CF e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro. Também é preciso avaliar se o imóvel comprado vai se valorizar com o tempo.
A assessora de investimentos Luciana Ikedo recomenda considerar o custo com o aluguel de um imóvel semelhante ao que se pretende comprar. "Muitas vezes, vale muito mais a pena, do ponto de vista financeiro, seguir com a locação e investir muito bem os seus recursos financeiros, garantido a rentabilidade e a liquidez", declara.
Imóveis são investimentos pouco líquidos, ou seja, caso precise do dinheiro, o dono pode ter que esperar muito tempo até conseguir vendê-lo.
À vista ou financiado?
Depende de quanto dinheiro você tem e de quais são as taxas de juros no momento da compra, diz Marcelo Milech, planejador financeiro da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros). Se o dinheiro do comprador está aplicado e rendendo juros mais altos do que os cobrados no financiamento, pode ser interessante financiar, afirma.
Por outro lado, no pagamento à vista, é possível negociar melhor as condições de compra, inclusive um desconto no preço do imóvel.