Mas, afinal, o que é o day trading ou day trade? A operação consiste em comprar e vender, no mesmo dia, ações, opções e alguns tipos de contratos. O lucro ocorre quando o preço de venda é maior que o preço de compra, descontados os custos de operação, como corretagem. Ou seja, você precisa comprar barato e vender caro. Toda vez.
Não há limite de operações diárias, e o investidor pode comprar e vender até com poucos minutos de intervalo. De acordo com especialistas, o risco das operações é grande. Como se trata de renda variável, o investidor pode perder boa parte ou até mesmo todo o dinheiro investido.
O day trade pode acontecer se, por acaso, eu estou entrando para fazer uma operação, aí o ativo que comprei sobe muito e muito rápido e eu vendo. Então, ele acontece, mas como operadora eu nunca entro para fazer um day trade. Então, não recomendo a pessoa buscar um curso ou fazer, mas sim operar o mercado de maneira saudável, fazendo gestão de risco. Mas tenha certeza de que não há lucro rápido e não existe vencedor no mercado.
Virginia Prestes, professora de finanças da Faap
Segundo Virginia, apesar de a prática poder ocorrer em um momento incomum, achar que vai ter retornos absurdos com o day trade é irreal, e, por isso, ela se declara contrária à prática para pessoas físicas.
Achar que vai estudar, que vai fazer muito dinheiro em day trade e ter isso como profissão é pedir para perder. Você já sai perdendo, pois tem custos, com emolumentos da Bolsa, tem menos informação, sistema mais lentos que grandes empresas. E o emocional conta muito nessa hora. Além disso, geralmente a pessoa física opera alavancada [sem o dinheiro para arcar com eventuais perdas] e, muitas vezes, com uma meta de ganho no dia. Não tem como dar certo. porque o emocional pesa demais.
Virginia Prestes
E não é só uma opinião. Viver de day trade é realmente muito difícil. Uma pesquisa publicada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em 2019, e atualizada em 2020, mostrou que a chance de fazer esse tipo de operação e conseguir obter um salário dela é mínima.
A pesquisa analisou todas as 98.378 pessoas que começaram, no país, a operar na Bolsa via day trade entre 2013 e 2016. A imensa maioria, porém, não obteve êxito. Apenas 0,1% conseguiu ter algum retorno positivo consistente.
Do total, apenas 127 indivíduos foram capazes de apresentar lucro bruto diário médio acima de R$ 100 por mais de 300 pregões.
"Ou seja, mesmo considerando apenas os 127 indivíduos 'ganhadores', vemos uma média de ganho baixa frente ao risco", disse Bruno Giovannetti, pesquisador da FGV e responsável pelo estudo.
Para o pesquisador, o investimento por day trade não compensa. "Os dados indicam que ganhar dinheiro com day trade, se for mesmo possível, é algo raríssimo. Focar no trabalho é melhor. [Day trade] só para alguém que queira se divertir. Separa um dinheiro e boa diversão", declarou.