Quando a pandemia chegou, não pegou totalmente desprevenido o empreendedor Vagner Simões, 46, dono de seis unidades da Casa de Bolos, em São Paulo.
"Por orientação da franqueadora, sempre investi uma parte do faturamento em aplicações de curto prazo, que permitem resgate rápido. Esse foi o meu maior acerto em termos do gerenciamento do fluxo de caixa", declara.
Folha de ponto manual e controle no Excel
Com um quadro composto por 40 funcionários, porém, o empresário ainda usava um relógio de ponto cartográfico, que registra horário de entrada e saída dos funcionários em um cartão de cartolina, com controle feito em uma planilha de Excel.
Simões decidiu implantar um sistema de automatização de fechamento da folha de ponto. O software de gerenciamento é 100% online, salvo na nuvem. "Agora, temos o relógio de ponto por biometria, no qual o funcionário precisa colocar sua digital, e os dados são armazenados automaticamente."
Menos fraudes e erros, com redução de custos
O empreendedor viu a margem de erros e fraudes despencar em 90%. "Em relação às fraudes, com o ponto por biometria, conseguimos evitar que um funcionário registre a entrada ou saída, a pedido de um colega, por exemplo", diz.
Agora, o RH pode consultar os funcionários que chegaram atrasados, faltaram ou saíram antes do horário para eventual desconto no pagamento. O funcionário tem acesso ao sistema por um aplicativo no celular, em que pode acompanhar as horas trabalhadas e anexar atestados médicos ou declarações de horas ausentes, por exemplo.
"Também reduzimos as despesas com papelaria. Os holerites podem ser consultados numa plataforma digital", afirmou Simões. A redução dos custos administrativos foi de 40%.