UOL - O que mudou nos hábitos alimentares dos brasileiros nos últimos anos?
Geraldo Alvarenga Resende Filho - A manteiga por muitos anos foi vilã. Muita gente associava o consumo de manteiga a problemas cardiovasculares e o tempo mostrou que não é bem essa situação. A manteiga hoje está colocada como um alimento extremamente saudável porque é um produto natural do leite, diferente da margarina, que é um subproduto de óleos vegetais.
Pesquisas divergem sobre os efeitos do consumo de manteiga, e as recomendações de especialistas são para uso moderado.
A manteiga Aviação está menos salgada. É uma determinação das autoridades para cortar o sódio?
Sim, é uma exigência do Ministério da Agricultura baixarmos o teor de sal na manteiga. Como há a determinação, nós nos adequamos a ela.
Realmente aqueles que consomem há muitos anos a manteiga perceberam isso: que a manteiga Aviação com sal diminuiu um pouco o teor de sal.
Como a Aviação vem se adaptando à questão da alimentação saudável?
A Aviação sempre acompanhou o tempo. Temos uma linha de produtos light, de produtos de zero lactose. No caso do doce de leite, por exemplo, o teor de açúcar está dentro do tolerável, nada exagerado. Embora a empresa seja centenária, estamos sempre conectados com que o mundo está pedindo.
Como a Aviação atravessou 2020 com a pandemia? Houve crescimento do consumo?
No encerramento do ano de 2020, a produção se manteve praticamente nos volumes de 2019, era previsto um crescimento para 2020 da ordem de 8% ou 10% e isso acabou não acontecendo. Os volumes se mantiveram como em 2019.
No final de 2020, vocês incrementaram o e-commerce da Aviação. Como está sendo a experiência?
Há uma demanda pelo e-commerce porque, embora estejamos em todo o Brasil, existem localidades que não conseguimos atingir. Está funcionando de maneira satisfatória. A questão é que grande parte de nossos produtos são refrigerados, e para levar esses produtos a locais mais distantes ainda não temos infraestrutura.