Itaú Unibanco venceu entre as companhias com mais de 1.500 funcionários. Lista inclui ainda Renner, Bradesco e outras

Itaú Unibanco

Mesmo após diversas transformações e aquisições ao longo de quase um século de história, o Itaú Unibanco soube consolidar uma gestão de pessoas admirada por quem deseja trabalhar na empresa e por quem já está lá dentro. Tanto que foi o grande vencedor como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" entre as companhias de grande porte. Os funcionários destacaram, principalmente, a remuneração justa, o amplo pacote de benefícios e as avaliações de desempenho bem estruturadas - critérios que casam com uma cultura organizacional focada na meritocracia, nas metas e na autonomia do colaborador. O Itaú Unibanco também venceu a categoria especial "Mais Incrível para Estagiários".

Dori Alimentos

A Dori Alimentos começou em 1967, nas ruas de Marília (SP), quando Doraci dos Santos Spilla, a "Dona Dora", passou a vender amendoim para sustentar a família. Em cinco décadas, a empresa profissionalizou a operação e hoje leva seus produtos para mais de 50 países. Sua cultura, contudo, é feliz em manter a garra e a relação calorosa dos vendedores ambulantes: o trato entre as pessoas deve ser sempre cativante, a qualidade dos produtos é essencial e toda venda importa para alcançar as metas. Na avaliação de sua equipe, a Dori oferece estabilidade, bons salários e excelente comunicação de processos, políticas e informações.

Lojas Renner

Em seu material para atração de talentos, as Lojas Renner lançam o convite: "Qual é seu estilo de carreira? Aqui, a gente tem todos. Venha crescer na sua área de atuação ou até mesmo descobrir novos caminhos." É uma boa evidência de como a valorização da criatividade e a busca por diversidade ditam os rumos corporativos. E o discurso não é "da boca para fora": os próprios funcionários afirmam que as oportunidades de crescimento e a qualidade das avaliações de performance são pontos fortes da empresa. Nossa premiação identificou mais um: a Renner venceu a categoria "Mais Incrível em Educação Corporativa".

Aperam South America

Integrante do Grupo Aperam, a Aperam South America produz aço inoxidável, aço elétrico e aço carbono. Sua gestão tem três pilares: criar um ambiente saudável e seguro; proteger o meio ambiente e prevenir poluição causada por seus processos; e garantir a qualidade de seus produtos. Mas a pesquisa FIA Employee Experience identificou outro ponto forte: a política de crescimento para seus funcionários. Eles reconhecem a clareza nos planos de carreira, a efetividade das avaliações de desempenho e a cultura que favorece a criatividade. Também citaram positivamente o apoio que recebem dos gestores em questões pessoais.

Atlas Schindler

Especializada em fabricar, instalar e prestar manutenção de elevadores e escadas rolantes, a Atlas Schindler preserva uma estrutura de acordo com as origens culturais de sua matriz suíça: normas estabelecidas e precisas, com muito foco nas metas e sistema de recompensas baseado em meritocracia. Na perspectiva dos funcionários da unidade Brasil, aferida por meio da pesquisa FIA Employee Experience, o processo de avaliações de desempenho é excelente, bem como a atuação da liderança, que se destaca por transmitir muito conhecimento e apoio aos liderados, mesmo em assuntos pessoais.

Banco Bradesco

Os números de RH do Bradesco condizem com sua importância central no mercado bancário brasileiro. Só no ano passado, foram nada menos que 22.400 promoções e 7 mil contratações, além de R$ 189 milhões investidos em educação corporativa. A meritocracia é um elemento fundamental na cultura interna. Segundo os próprios funcionários, ela é fomentada por boas oportunidades de crescimento, remuneração justa e um amplo pacote de benefícios. A companhia também se destaca em outra área: foi a grande campeã da categoria "Mais Incrível em Diversidade e Inclusão".

Bruning Tecnometal

Com uma vasta produção voltada para os mercados agrícola, rodoviário, automotivo e de construção civil, a Bruning Tecnometal é vista como uma empresa que se preocupa com a comunidade, o meio ambiente e a carreira de seus colaboradores. Essa foi a opinião dos funcionários coletada na pesquisa FIA Employee Experience, que também detectou uma cultura organizacional meritocrática e um bom pacote de benefícios. Há programas de formação e treinamento bem estruturados, incentivos para resultados individuais e coletivos, um projeto habitacional e até um centro esportivo para atividades físicas e sociais.

Cassi

A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil é a maior operadora de autogestão em saúde do país. Presta serviço para quase 1 milhão de pessoas: não apenas colaboradores ativos no Banco do Brasil, mas também os aposentados, seus dependentes e parentes até o 4º grau. Empregados do quadro próprio (incluindo dependentes e parentes) também têm acesso ao plano, como parte do que consideram um ótimo conjunto de benefícios. Também afirmam ter um bom alinhamento com os objetivos da Cassi e destacam as boas práticas de seleção interna para vagas abertas.

Clinipam

Pertencente ao Grupo NotreDame Intermédica, que também está nesta lista, a Clinipam conta com 30 centros clínicos, 10 postos de coleta, três hospitais próprios e dois centros diagnósticos (além de um aplicativo lançado em 2018, que oferece orientações médicas e evita idas desnecessárias ao pronto-atendimento). Os funcionários descrevem um clima interno colaborativo, receptivo e engajado na luta para levar saúde aos mais de 360 mil clientes. Sentem-se prestigiados com um conjunto de benefícios atraentes, além de iniciativas que fomentam o respeito à diversidade e que ajudam a equilibrar a vida pessoal e o trabalho.

Fadel Soluções

Foco no resultado não é apenas o elemento central da cultura corporativa da Fadel - é a própria razão pela qual a empresa construiu sua boa reputação, desde a fundação em 2001. Afinal, para uma companhia de transporte e logística, chegar na hora certa, no lugar certo e com os recursos certos é a única maneira de encantar o cliente. Internamente, os deslocamentos também são bem organizados: os colaboradores elogiam a clareza nos critérios de carreira, a regularidade dos processos de avaliação e a justiça nas promoções.

Grupo NotreDame Intermédica

A pandemia de Covid-19 evidenciou a importância de médicos engajados, valorizados e bem preparados. O Grupo NotreDame Intermédica tem plena ciência de que seus 22 mil profissionais de saúde desempenham um papel fundamental em sua operação, que atende mais de 5,6 milhões de brasileiros. Por isso, investe em um ambiente de trabalho tolerante e solidário, com carga de trabalho bem regulada. Seu sistema meritocrático é estruturado em avaliações de desempenho frequentes, que trazem insights acionáveis tanto para o grupo quanto para o colaborador.

Hospital Dr. Miguel Soeiro (Unimed Sorocaba)

Com 222 leitos e mais de 34 mil atendimentos mensais, o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) é classificado como de alta complexidade. Sua gestão também é desafiadora: são mais de mil funcionários, pouco mais da metade trabalhando em escalas de plantão. Ainda assim, o clima organizacional não poderia ser melhor. As estatísticas aferidas para o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar indicam alta satisfação com o trabalho e com a qualidade dos processos. O HMS faz parte da Unimed Sorocaba, também classificada nesta lista, e, assim como ela, tem uma cultura interna solidária, baseada no engajamento em torno de uma causa social.

Inec

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) focada no desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste. Para atender cerca de 3,5 milhões de microempreendedores e agricultores familiares, mantém uma gestão focada em metas, muito bem gerenciada por seus líderes - tanto que a entidade venceu a categoria de "Mais Incrível em Liderança" entre empresas de grande porte. Seus colaboradores abraçam a missão com gosto, impulsionados pela sensação de importância do trabalho realizado e por uma política de carreiras desenhada com transparência.

Louis Dreyfus Company Brasil S.A.

A Louis Dreyfus é uma multinacional que cuida do processamento, transporte e comércio de produtos agrícolas. Para compreender a efetividade da meritocracia que impera na empresa, basta olhar a opinião de seus funcionários, aferida na pesquisa FIA Employee Experience: os três pontos positivos que eles mais enfatizaram foram "justiça nas promoções internas", "participação na definição de metas" e "volume de trabalho". Mas a cultura interna também abre espaço para a inovação e a criatividade - a própria empresa afirma, em um recente vídeo institucional, que se vê como uma "startup de 169 anos".

Protege

Talvez o Grupo Protege seja mais conhecido pelos carros-fortes que abastecem caixas eletrônicos em diversas cidades do país. Mas seu portfólio não se restringe à logística e custódia de valores. A empresa também realiza serviços aeroportuários, segurança patrimonial e eletrônica, e formação de profissionais neste segmento. Com bens tão importantes sob sua responsabilidade, nada pode dar errado - o que explica uma cultura interna com metas precisas e regras estritas. Os funcionários se declaram satisfeitos com o trabalho e realizados profissionalmente. Também aprovam a clareza nos critérios de carreira.

Sabin Medicina Diagnóstica

Como tantas outras empresas de medicina diagnóstica do país, a Sabin encarou um grande desafio com a pandemia de Covid-19. Seus valores seguiram inalterados, com uma cultura corporativa que privilegia os relacionamentos interpessoais e o engajamento numa causa maior, traduzida na qualidade dos processos internos e da entrega aos clientes. A empresa também se sobressai no volume de trabalho e na política de valorização e retenção de talentos: 99% dos cargos de liderança foram preenchidos por colaboradores desenvolvidos internamente.

Siemens

Presente no Brasil desde 1905, a Siemens sempre foi reconhecida pela excelência de seus processos (em 1989, por exemplo, ela foi a primeira no país a obter o certificado de qualidade ISO 9000). Esse critério de excelência também é visível nas práticas de RH: a Siemens venceu a categoria "Atuação Mais Incrível na Pandemia", com uma estratégia de prevenção e apoio aprovada por 99% dos funcionários. Não é de se estranhar, portanto, que eles também citem admiração pela ética da empresa e orgulho por trabalhar em uma cultura de inovação, desenvolvendo tecnologias potencialmente transformadoras para a humanidade.

SLC Agrícola

Produtora de algodão, soja e milho, entre outros grãos e fibras, a SLC Agrícola tem um longo histórico de inovação. Foi uma das primeiras empresas do setor, no mundo todo, a ter ações negociadas em bolsas de valores. Esse estímulo a pensar diferente segue forte na cultura da empresa. Mas os funcionários também percebem um forte respeito à meritocracia: consideram os critérios de carreira claros, e as promoções internas, justas. A organização também tem investido bastante em iniciativas para promover qualidade de vida, diversidade, inclusão e sustentabilidade.

Sonepar

É uma multinacional que, no Brasil, reúne cinco empresas (Dimensional, Eletronor, DW, Etil e Nortel). Por isso, dispõe de uma vasta gama de produtos e serviços, que vão de fios elétricos e equipamentos de proteção até tintas e ferramentas de dados. Essa multiplicidade reverbera na filosofia organizacional: a companhia acredita que mentes diferentes pensando juntas são a melhor maneira de alcançar as metas. Para os funcionários, a Sonepar brilha principalmente em seus princípios éticos e no sistema de remuneração.

Unimed Volta Redonda

Atualmente com mais de 450 cooperados e 67 mil clientes, a Unimed Volta Redonda ganhou a categoria de "CEO Mais Incrível" entre as empresas de grande porte, concedido a Luiz Paulo Tostes Coimbra. Seu estilo acessível e humano de gestão, aprovado por 85% dos colaboradores, contamina positivamente a cultura da empresa, que inspira o trabalho em equipe e a união em torno de um ideal comum. A pesquisa FIA Employee Experience apurou um alto índice de orgulho nos funcionários, que também avaliaram positivamente a qualidade dos processos de trabalho e o sistema de recrutamento interno.

Topo