Bastante prestigiado no Sul do país, o Grupo Sabemi oferece seguros, previdências e soluções financeiras. Mesmo com uma cultura centrada em metas e na meritocracia, seus funcionários apontam que também há um clima de cooperação, onde todos são estimulados a conhecerem o trabalho dos colegas e gestores estão bem preparados para oferecer apoio à equipe. A empresa investiu bem no pacote de benefícios e também em tecnologia: os processos de recrutamento e integração, por exemplo, contam com inteligência artificial, onboarding totalmente online e experiências de gamificação e realidade aumentada.
Para prover as soluções necessárias à gigantesca produção agropecuária brasileira, o Grupo SinAgro precisa pensar grande. Para isso, precisa de uma cultura focada em metas agressivas, regiamente recompensadas. E seus funcionários toparam a missão: na pesquisa FIA Employee Experience, elogiaram o trabalho "desafiador e estimulante", a clareza nos critérios de carreira e o apoio de seus gestores para que possam contribuir da melhor forma. A companhia quer se tornar referência na gestão sustentável de resultados, com um ambiente profissional que ofereça qualidade de vida e perpetue a disseminação de conhecimento.
Pertencente ao grupo financeiro BMG, a Help Loja de Crédito é uma rede de franquias criada para popularizar soluções financeiras no Brasil, especialmente entre o público de baixa renda. A empresa acredita no desenvolvimento sustentável da economia, buscando a melhoria contínua em suas lojas para, posteriormente, compartilhar com seus quase 500 parceiros franqueados. A cultura corporativa prioriza performances balizadas por resultados, e as recompensa com planos de carreira bem desenvolvidos. Há equilíbrio no volume de trabalho e boas oportunidades de treinamentos.
Fundada por empresários japoneses, a Ihara é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento agrícola com mais de 60 produtos, como fungicidas, herbicidas e inseticidas. Seguindo totalmente de acordo com sua origem, a cultura corporativa se baseia na tradição japonesa de controle de qualidade, com normas rígidas e metas muito bem estabelecidas. A dedicação dos funcionários é muito bem recompensada, com uma política de remuneração, um pacote de benefícios e um sistema de recrutamento interno que eles mesmos avaliaram positivamente, na pesquisa FIA Employee Experience.
O Eldorado é uma organização civil sem fins econômicos que atende à demanda de empresas por pesquisa, desenvolvimento, serviços e capacitação em informação e comunicação. A instituição fornece total autonomia aos colaboradores, com possibilidade de trabalho remoto e flexível, além de muitos benefícios voltados para o bem-estar. A troca e geração de conhecimento é a principal meta da operação, com diversos programas de capacitação em projetos nacionais e internacionais. Seus funcionários aprovam especialmente a sensação de estabilidade, o crescimento intelectual e o espírito de cooperação entre todos.
A Losango é uma das mais conhecidas instituições financeiras do país, oferecendo empréstimos, crediário e outras soluções em 54 filiais próprias e mais de 16 mil lojas parceiras. Para engajar o time nessa operação de escopo nacional, a gestão foca em metas e na construção de bons relacionamentos no ambiente profissional. Segundo os funcionários, a liderança dá o apoio necessário para que todos contribuam com os objetivos. Além disso, foram muito bem avaliadas a estruturação das avaliações de desempenho, as políticas de reconhecimento e as iniciativas de bem-estar - que fizeram a empresa vencer a categoria "Mais Incrível em Bem-Estar".
A Luandre é uma consultoria de recursos humanos com soluções para recrutamento, seleção e administração de pessoal. Já foi responsável por 1 milhão de recolocações profissionais e, atualmente, atende mais de 4 mil clientes, 100 mil candidatos por mês e administra mais de 60 mil temporários e CLTs por ano. Claro que ela trouxe essa expertise para o próprio ambiente de trabalho, com uma cultura que valoriza as relações interpessoais e a criatividade; uma comunicação interna rápida e clara; e gestores bem preparados para apoiar seus funcionários, seja no cumprimento de metas, seja em questões particulares.
Se você gosta de comer fora, há grandes chances de já ter experimentado algum produto fornecido pela Martin Brower - multinacional americana que cuida da logística de abastecimento de diversos restaurantes no Brasil desde 1982. A companhia ostenta 97% de pontuação em auditorias externas de qualidade e segurança dos alimentos. Para isso, estimula uma cultura organizacional voltada para a criatividade e o relacionamento, que reforça nos funcionários a importância de seu trabalho e a sensação de estabilidade. Outro ponto positivo identificado por eles foi a política de remuneração.
Como gerar resultados efetivos em um setor tão delicado - o de gestão e cobrança de recebíveis? A estratégia da Meireles e Freitas é investir em tecnologia, sem jamais perder de vista o atendimento humanizado. E os funcionários também são beneficiados por esse olhar mais humano. Na pesquisa FIA Employee Experience, fizeram questão de ressaltar como a empresa estimula uma cultura interna focada em relacionamentos; prioriza a qualidade dos processos; realiza avaliações de desempenho periódicas; e, sobretudo, apoia o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional de seus colaboradores.
Especializada em medicamentos e serviços inovadores para veterinários, produtores ou proprietários de animais de estimação, a MSD Saúde Animal é uma companhia global com mais de um século de história, presente em mais de 50 países. A inovação científica está no centro do negócio, o que explica sua forte ênfase na qualidade das entregas ao cliente e no treinamento da equipe (expatriações para filiais ao redor do planeta são comuns). Além de fomentar uma cultura interna focada numa causa maior, a MSD também sabe reconhecer seus funcionários: ela foi a grande campeã na categoria "Mais Incrível em Remuneração".
Com sua vitória surpreendente na categoria de "Ambiente de Inovação Mais Incrível", a Pormade Portas provou que um mindset inovador não depende do produto ou serviço que a empresa oferece, e sim da cultura que ela cria. Aqui, a gestão prioriza a autonomia e a criatividade - tanto que funcionários destacaram, entre os pontos positivos da companhia, sua receptividade para sugestões e seu compromisso em sempre tentar atender ao interesse de todos. Um bom exemplo: mesmo com um volume de trabalho considerado justo pela equipe, a empresa mantém alta produtividade, com uma produção diária de 2 mil portas.
Graças à iniciativa de um grupo de pessoas apaixonadas por animais, nasceu em 1995 a Premier Pet, primeira marca brasileira de alimentos super premium para cães e gatos. Sua cultura corporativa voltada para o cumprimento de metas fica explícita em uma de suas mais famosas estratégias de marketing: a empresa promete devolver o dinheiro do consumidor se ele não tiver "110% de satisfação". Os funcionários não se intimidam: afirmam que a qualidade da entrega ao cliente é mesmo um dos pontos fortes de se trabalhar na Premier pet. Os outros são o sistema de treinamento e de recrutamento interno.
Para manter produtos como Paçoquita e Mendorato entre os campeões de venda no país todo, a Santa Helena atrai grandes talentos com remuneração justa, clareza nos critérios de promoção e uma cultura interna focada na meritocracia. Muitos que hoje ocupam cargos de liderança começaram em posições operacionais. Este sistema eficiente para desenvolver seus profissionais rendeu à companhia também o prêmio na categoria "Mais Incrível em Carreira". Criatividade e ousadia também são elementos-chave: seus funcionários afirmam que o ambiente é propício para quem quer tentar novas ideias, como a bem-sucedida linha de petiscos saudáveis Cuide Bem.
Com dez unidades fixas e três unidades móveis, o Senac RN consegue levar seus mais de 350 cursos de formação profissional para todo o estado do Rio Grande do Norte. Ele também gerencia projetos que beneficiam jovens e adultos de baixa renda e pessoas com necessidades especiais de acessibilidade. Tudo isso é fonte de extremo orgulho para os colaboradores, que reconhecem importância no próprio trabalho e nos serviços que oferece à sociedade. A cultura interna prioriza dois valores muito positivos: a boa relação entre os funcionários, gestores e clientes; e o engajamento de todos em prol de uma causa social.
As soluções tecnológicas oferecidas pela Soluti, como certificação digital e assinatura digital de documentos, têm um vasto apelo. Sua carteira de clientes vai de megacorporações a empresas de pequeno porte, de profissionais liberais a pessoas físicas. Como fidelizar um público com demandas tão variadas? Com uma equipe devidamente energizada. A companhia promove uma cultura interna familiar, calorosa, amplamente aberta às novas ideias. E, na visão dos funcionários, os gestores têm sido bem-sucedidos em processos-chave de qualquer RH, como promoções, recrutamento interno e resolução de conflitos.
Com clientes como Renner, Zara, Shoulder, Animale Amaro, Gang e outras grifes, a Ufo Way Denim Brasil passou por um processo de reposicionamento em 2019: agora, se considera não mais uma indústria de confecção, e sim uma empresa que faz moda. Sua gestão de pessoas preza pelo bem-estar dos funcionários, com cultura fortemente calcada em relacionamentos, gestores capacitados para prover apoio e um volume de trabalho que, segundo os próprios funcionários, favorece o equilíbrio entre a vida dentro e fora da companhia.
O grupo de saúde Unimed tem uma rica tradição na boa gestão de pessoas - no total, sete unidades entraram para a lista de 100 Lugares Mais Incríveis para Trabalhar 2020. Mas cada uma tem suas particularidades. A de Governador Valadares pontuou bem em vários aspectos da pesquisa FIA Employee Experience, como a qualidade das instalações, o sistema de avaliação de performance e o empenho da liderança em capacitar o time. Segundo os funcionários, a cultura interna prioriza o respeito às regras e à hierarquia, mas também estimula a união em torno de uma causa comum: levar saúde e bem-estar aos seus 60 mil clientes.
Responsável por atender várias cidades da costa de Santa Catarina, a Unimed Litoral conta com uma estrutura que oferece hospital próprio, pronto atendimento 24 horas, atendimento pré hospitalar de emergência, diagnóstico por imagem, oncologia, atendimento domiciliar e gerenciamento de casos complexos. Sua operação valoriza o cumprimento de metas, recompensando cada funcionário por sua performance. A equipe se mostra alinhada com os objetivos da empresa e considera que a gestão se destaca principalmente nas políticas de remuneração e na condução dos processos de recrutamento internos.
Com mais de 1.400 médicos cooperados e de 260 mil clientes, a Unimed São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, é uma das unidades de grande porte mais importantes do Sistema Unimed. Aqui, a gestão segue os quatro parâmetros de "melhores práticas" definidos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC): transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Funcionários enaltecem o bom pacote de benefícios, o sistema regular de avaliações de desempenho e o cuidado genuíno que a empresa dedica à comunidade e ao meio ambiente.
Segundo os dados da pesquisa FIA Employee Experience, os funcionários da Unimed Sorocaba têm um profundo engajamento com uma causa social - no caso, levar saúde e bem-estar aos clientes da cooperativa, no interior de São Paulo. "Atenção à comunidade" foi, inclusive, uma das virtudes da empresa mais elogiadas pelos colaboradores. Mas ela também está atenta à sua própria equipe: outros diferenciais mencionados foram a boa política de remuneração e o pacote de benefícios. Hoje, a organização conta com mais de 1.100 médicos cooperados, 10 hospitais, 69 clínicas e 8 laboratórios de análises clínicas, entre outros recursos.